Número de crimes violentos cresce 22% em Minas Gerais.

Número de crimes violentos cresce 22% em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Defesa Social divulgou, na manhã desta quinta-feira (07), que o número de crimes violentos cresceu 22% em 2013, em comparação com o ano anterior, em Minas Gerais. O quadro não é diferente em Belo Horizonte e região metropolitana, onde o índice cresceu 21%, no mesmo período.

O número de roubos foi o que mais cresceu. No Estado, o índice teve um aumento de 26%. Já na capital mineira e na região metropolitana, o crescimento foi de 24%.

Mortes

Em 2012, foram registrados 3.924 assassinatos em Minas. Já em 2013, o número subiu para 4.162, o que representa um crescimento de 6%. Na capital, o número subiu de 1.825 para 2.001, o que configura um aumento de 7%.

Na região metropolitana, em 2013, foram registradas 58 mortes a mais do que em 2012. O aumento foi de 9,6%.

Causas

O secretário de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, ressaltou três causas para o aumento no número de crimes. Primeiro, Ferraz considera que a legislação permite a soltura de presos com menor potencial ofensivo.

Além disso, há um alto índice de participação de adolescentes em atos infracionais. Como há poucas vagas em centros socioeducativos, muitos desses menores não cumprem a medida socioeducativa. O secretario destacou ainda o tráfico de drogas como motivação para outros crimes.

Fonte: O Tempo