Notícias de lei orgânica:

Na tarde desta terça-feira, 25 conforme previa convocação do SINDPOL/MG a categoria Policial Civil se reuniu e deliberou pela manutenção da greve até que o Governo aprove e sancione o substitutivo numero 1 na forma das alterações consensadas pelas entidades de classe de todos os cargos. Os Policiais e Servidores Administrativos presentes também aprovaram por maioria absoluta com apenas uma abstenção a integralidade do texto apresentado, reconhecendo ser o mesmo um verdadeiro avanço para corporação e para sociedade se uma vez aprovado. Em  meio as várias explanações, os participantes declararam que não aceitarão mais serem “enrolados” pelo Governo como ocorreu em 2011 que prometeu e não cumpriu, porque dessa vez nem o sindicato vai convencer aos Policiais e toda categoria a aceitarem algo diferente daquilo que foi aprovado. Enquanto o Governo não aprovar e sancionar a greve continua.

Polícia Civil Coloca Força Nacional para correr

Após realizarem AGE da categoria, onde deliberaram pela manutenção da greve, os Policiais partiram em passeata até a Praça Sete onde mais uma vez simbolicamente queimaram o sepulcro da política de segurança pública e o sucateamento da Polícia Civil. La chegando encontraram dezenas de milicianos da Força Nacional de Segurança que haviam sido destacados ali talvez com a finalidade de intimidar e dissuadir os Policiais Civis reunidos ali para realizarem seu manifesto. Isso causou sério descontentamento, indignação em uma reação repulsiva de todos ali presentes, pois aqueles milicianos que não tem poder de Polícia estavam fortemente armados em postura agressiva e intimidatória aos Policiais Civis. O Clima ficou tenso e para não eclodir um conflito de grandes proporções os mesmos bateram em retirada deixando o espaço institucional da Praça Sete a disposição dos Policiais Civis para a realização do momento cívico, ordeiro, pacífico e cidadão. Com palavras de ordem os Policiais Civis rechaçaram o Governo do Estado em ceder o espaço institucional para um órgão ilegítimo, ilegal e indigno, pois ao invés do Governo Federal ter coragem política de apresentar um novo modelo para o sistema de segurança pública brasileira, como por exemplo a implantação do Ministério da Segurança Pública, regulamentando o Sistema Único de Segurança Única SUSP, o Fundo Nacional de Segurança Pública e demais medidas provenientes da regulamentação do artigo 144 da constituição; a Presidenta usa de medidas paliativas, superficiais e insuficientes de resolver o grave caos que hoje eclode na sociedade com a onda de criminalidade violenta, e toda gama de delitos que gravitam em torno do tráfico ilícito de entorpecentes, tráfico de armas dentre outros. Os Policiais Civis do Brasil inteiro exigem e esperam do Governo Federal uma resposta efetiva e eficaz sobre a temática da segurança pública e não toleram o equivoco e distorção desse órgão “chamado força nacional de segurança” .

Apoio de Lideranças

Durante o transcorrer da AGE no pátio da ALMG vários Deputados que por ali passaram manifestaram seu apoio as reivindicações dos Policiais Civis e Servidores Administrativos da PCMG independente da posição política e ideológica de suas bancadas seja da oposição ou da situação. Passaram por ali os  Deputados Durval Angelo , Deputado Duarte Bechir , Deputado Rogério Correa, Deputado Elismar Prado e Deputado Cabo Júlio. Também puderam ali manifestar seu apoio à causa da Polícia Civil dezenas de dirigentes sindicais que assim como SINDPOL/MG estão em demanda reivindicatória com o Governo.

Vejam as imagens desse movimento