Nota de pesar ao colega e Investigador de Polícia, Vitor Dutra

14 de novembro de 2023

Nota de pesar!

O Sindpol/MG, com profunda tristeza e imenso pesar, lamenta o acontecido com o nosso colega, Investigador de Polícia, Vitor C. Dutra. Triste e lamentável episódio que necessita e merece a devida atenção do Governo do Estado,  na promoção da saúde mental dos profissionais da PCMG e melhores condições de trabalho. Só este ano, sete policiais civis cometeram alto extermínio, desses, quatro colegas Investigadores de Polícia. Até quando o  Governador Romeu Zema vai deixar a polícia sucateada?

Essa é uma questão que não pode ser ignorada, pois envolve a vida e o bem-estar de profissionais que dedicam suas vidas para protegerem a sociedade. É necessário agir com urgência e determinação para garantir que os policiais civis recebam o apoio e suporte necessário para manter a saúde mental e o equilíbrio emocional.
Outra questão preocupante, de acordo com o anuário brasileiro de segurança pública de 2022, o índice de suicídio entre policiais cresceu 55% entre 2020 e 2021, saltando de 65 para 101 casos. Números alarmantes, pois indicam que a saúde mental dos profissionais de segurança pública está sendo afetada.

Até quando vamos permitir que isso aconteça? O Estado tem que olhar mais para os Policiais Civis. É preciso que o governador Romeu Zema tome todas as providências no cuidado com a saúde mental dos nossos Policias Civis, que adoecem pela falta de estrutura, por condições de trabalho precária, e sobretudo, a falta de valorização da categoria.

O Sindpol/MG vem neste dia manifestar solidariedade e muita força aos familiares e amigos.

Que sirva de alerta! O Sindpol jamais deixará de lutar para que esse cenário mude com urgência.

Deixamos nossas orações.
Descanse em paz!