SINDPOL

Notícia

Minas pede levantamento de número de vítimas do tráfico de pessoas.

Tráfico Humano

Minas pede levantamento de número de vítimas do tráfico de pessoas.

Minas pede levantamento de número de vítimas do tráfico de pessoas

O número de mineiros vítimas do tráfico de pessoas, as áreas e as regiões mais vulneráveis de Minas, além de outras informações, devem ser identificadas até meados do próximo ano. A pesquisa, anunciada nessa terça-feira (29) pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), deverá ser feita após a contratação de uma empresa por meio de uma licitação, que já está em andamento.

A base para o levantamento serão os bancos de dados das instituições que representam o Sistema de Justiça e de Segurança Pública informações como inquéritos em andamento, sentenças e tipos penais. O objetivo da análise é buscar dados que contribuam para nortear a atuação do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lançado há cerca de um ano pela Seds.

Segundo o coordenador especial de Prevenção à Criminalidade da Seds, Talles Andrade, o tráfico de pessoas é um dos crimes mais rentáveis do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas.  “Falamos do tráfico para fins de exploração laboral e sexual, adoção ilegal e tráfico para remoção de órgãos”, disse.

Programa

O programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas atua na integração das instituições do poder público e da sociedade civil voltadas ao problema. A metodologia de trabalho é baseada em três eixos de atuação: prevenção, atenção às vítimas e aos seus familiares e repressão e responsabilização dos autores.

“O tráfico de pessoas não respeita limites de fronteiras. Há casos onde pessoas saem do Brasil para outros países, casos dentro do estado e também nos próprios municípios. Normalmente, as vítimas são pessoas mais vulneráveis socialmente e com muitos sonhos de realização e, com isso, são ludibriadas”, conclui o coordenador especial.

 

Fonte: Hoje em Dia

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um filiado e tenha benefício exclusivos

Sindicalizar-se é proteger sua carreira. Venha para o SINDPOL-MG!

Posts Relacionadas

Este post não possui categorias associadas.