Minas Gerais tem o maior número de registro de ocorrências por tráfico.

Minas Gerais tem o maior número de registro de ocorrências por tráfico

Minas Gerais é o Estado que teve o maior número de ocorrências policiais por tráfico de drogas do país no ano passado, proporcionalmente ao tamanho da sua população. Foram 122,2 registros para cada grupo de 100 mil habitantes, de acordo com o 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo, que vem em segundo no ranking, tem taxa de 98,1.

O estudo compara dados de 2011 e 2012, período em que houve um aumento de 17% na quantidade de ocorrências policiais relacionadas ao tráfico de drogas no Estado. Foram 20.730 no primeiro ano, contra 24.272. A taxa por 100 mil habitantes, que era de 105,1 (a maior também em 2011), saltou para 122,2. “Os números indicam que o tráfico é um grave problema em Minas e que o crime vem sendo tratado como prioridade pelas polícias”, disse o sociólogo Luís Sapori.

A secretária adjunta de Defesa Social do Estado, Cássia Gontijo, analisou os dados de forma positiva. “Mostra que as polícias estão agindo de maneira mais intensiva”, afirmou. Por outro lado, as ações ainda não impactaram na redução da violência, segundo o Anuário. O tráfico de drogas é atribuído como causa para boa parte dos homicídios dolosos (com intenção de matar), que tiveram aumento de 7,4%.

“É sinal de que as ações não estão tendo resultado na contenção da violência urbana. Prender o pequeno traficante só enche cadeia, é preciso focar nas grandes facções”, concluiu Sapori.

Saiba mais

Registros. O Rio de Janeiro aparece em 15º no ranking de 2012, com 37,7 registros de tráfico de drogas. O estudo é feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Falta de confiança cresceu 8,6 pontos

A insatisfação da população com a polícia cresceu no primeiro semestre de 2013 em relação ao mesmo período de 2012. Segundo o Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 70,1% dos brasileiros não confiam no trabalho das polícias, 8,6 pontos porcentuais acima do índice registrado em 2012.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) destacou que a credibilidade das polícias está mais próxima da apresentada pelos partidos políticos (95,1% dos brasileiros não confiam nas legendas) do que pela apresentada pelas Forças Armadas (34,6% não confiam).

No ano passado, 1.890 pessoas foram mortas em episódios envolvendo policiais em serviço no país. Minas está entre os nove Estados que tiveram o pior índice de falta de transparência sobre mortes praticadas por policiais.

Índice de estupros é “alarmante”
A presidente Dilma Rousseff classificou como “alarmantes” os dados do 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que revelam que o número de estupros no país superou o de homicídios dolosos (veja acima). Já a Secretaria de Estado de Defesa Social destacou em nota o fato de Minas Gerais ter destinado, em 2012, R$ 7,57 bilhões para a área de segurança pública, o que representa um aumento de 19% em relação ao ano anterior. “Com a aplicação deste recurso, é o Estado que mais investe em segurança pública no país, proporcionalmente ao orçamento”, informou o órgão, em nota.

Brasil é o penúltimo no ranking

O Brasil teve a segunda pior nota (2,8) no ranking de 36 países (de vários continentes) no quesito segurança pública, de acordo com o relatório “Como está a vida?”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado ontem. Segundo o estudo, 7,9% dos brasileiros foram vítimas de violência, inclusive armada, nos últimos 12 meses, o que faz com que apenas 40% das pessoas se sintam seguras em andar sozinhas à noite pela rua. A taxa de homicídios é de 21 para cada 100 mil habitantes, quase dez vezes a média da OCDE.