Maio Laranja- Dia Nacional do Combate ao abuso e à exploração sexual infantil

18 de maio de 2023

Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. Infelizmente, nos deparamos com uma estatística, uma triste realidade. O Sindpol/MG adere a campanha Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Uma forma de poder conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidarem das nossas crianças e denunciarem às autoridades. É importante intensificarmos essas ações para divulgação do tema à sociedade.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a cada 15 minutos, uma criança sofre violência sexual no Brasil. O Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, revela que em todo país, 51% dos casos de violência sexual são praticados com crianças de até 5 anos. Em 2020, 60% das vítimas tinham menos de 13 anos.

Entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil, uma média de 7 mil por ano. E os meninos negros são as principais vítimas. Os números mostram que 1 a 4 denúncias do Disque 100 são de violência contra crianças.  Em 2020, foram registradas 95,2 mil denúncias contra crianças e adolescentes no Brasil.

“Violar os direitos da criança e do adolescente é crime. Denuncie.”