Julho Amarelo: mês de luta contra Hepatites Virais

1 de julho de 2024

O mês de julho é marcado pela conscientização da luta contra hepatites virais. É o momento de alertar a população sobre a importância da prevenção da hepatite.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Existem cinco tipos da doença: Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C, Hepatite D e Hepatite E.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Com menor frequência, existe o vírus da hepatite D e, por último, o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.
Nós do Sindpol/MG, apoiamos a causa e reforçamos a necessidade de aderir à campanha. Além disso, convidamos a todos que se mobilizem para que tal movimento seja fortalecido.
Sintomas:
Na maioria das vezes são infecções que não apresentam sintomas. Porém, quando presentes, elas podem se manifestar como:
• Cansaço;
• Febre;
• Mal-estar;
• Tontura;
• Enjoo;
• Vômitos;
• Dor abdominal;
• Pele e olhos amarelados;
• Urina escura e fezes claras.
A falta do diagnóstico da doença é o grande desafio. Diante disso, a recomendação é que todas as pessoas maiores de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer posto de saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.
Como se prevenir?
A melhor estratégia de prevenção da hepatite A inclui a melhoria das condições de vida, com atenção à situação do saneamento básico e medidas educacionais de higiene. A vacina específica contra o vírus A está indicada conforme padronização pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A prevenção da hepatite B inclui: o controle efetivo de bancos de sangue através da triagem sorológica, a vacinação contra hepatite B, disponível no SUS, conforme padronização do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o uso de imunoglobulina humana Anti-Vírus da hepatite B também disponível no SUS, o uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais da área da saúde, o não compartilhamento de alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dente, equipamentos para uso de drogas e o uso de preservativos nas relações sexuais.
Não existe vacina para a prevenção da hepatite C, mas existem outras formas de prevenção, como: triagem em bancos de sangue e centrais de doação de sêmen para garantir a distribuição de material biológico não infectado, triagem de doadores de órgãos sólidos como coração, fígado, pulmão e rim, triagem de doadores de córnea ou pele; cumprimento das práticas de controle de infecção em hospitais, laboratórios, consultórios dentários, serviços de hemodiálise, tratamento dos indivíduos infectados, quando indicado; abstinência ou diminuição do uso de álcool, não exposição a outras substâncias que sejam tóxicas ao fígado, como determinados medicamentos.
Realize sua consulta presencialmente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Hipercentro) – Centro-Sul
Shopping Caetés: Rua Caetés, 466 – Piso Caetés – Centro
(31) 3246-7007
Para mais informações acesse o link a seguir:
https://prefeitura.pbh.gov.br/saude/informacoes/vigilancia/vigilancia-epidemiologica/doencas-transmissiveis/hepatite

Fonte:
Prefeitura de Belo Horizonte
Biblioteca Virtual em Saúde