Governo Zema negligencia segurança pública e promove propagandas enganosas

18 de abril de 2024

Em uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em 2023, Minas Gerais foi considerado o segundo estado do país onde a população se sente mais segura, entretanto, o Estado tem sido rodeado pela criminalidade generalizada e violência urbana e isso deve-se principalmente à falta de investimento por parte do Governo na segurança pública, em especial na Polícia Civil, que faz as investigações. A postura negligente do Governador Romeu Zema não é de hoje, uma vez que a inflação está acumulada há sete anos e o governador não cumpre as promessas feitas em relação à recomposição das perdas inflacionárias, sendo assim, a categoria fica em risco e mais uma vez a segurança pública é afetada.

Desde o início de 2024, as cinco maiores cidades do Sul de Minas já somaram mais de 120 casos de violência contra a mulher. Além disso, informações sobre o levantamento anual realizado pelo Monitor da Violência apontam que o número de assassinatos em Minas Gerais teve alta de 3,7% entre 2022 e 2023. Tudo isso prova a instabilidade da segurança de Minas Gerais e mostra a escalada crescente da violência no Estado desde 2023, ano do estudo, por falta de valorização dos servidores e de investimentos na segurança pública, por parte do Governo do Estado.

O Governo Zema é marcado por propagandas enganosas, já que o Governador faz promessas e não cumpre, além disso, colabora com o descumprimento de acordos. Tal afirmação pode ser ilustrada por meio do acordo de recomposição das perdas inflacionárias em 2019, da promessa da contratação de 10 mil policiais e do investimento na infraestrutura da segurança pública, que são ações governamentais que não se concretizaram.

Diante desse cenário, fica nítido a necessidade do investimento na Polícia Civil e valorização de seus servidores, uma vez que agem diretamente na segurança pública, através da investigação e repressão qualificada dos crimes. Por isso, faça sua parte e filie-se ao Sindpol/MG, pois juntos nos tornamos mais fortes na luta dessa causa tão importante.