Governo Zema encaminha projeto de lei que aumenta contribuição dos policiais civis ao Ipsemg

17 de abril de 2024

O Governador Romeu Zema enviou para Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta última segunda-feira (15/04) um projeto de lei que aumenta a contribuição dos policiais civis para terem acesso aos serviços do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). O projeto muda a estrutura do financiamento e aumenta a contribuição dos policiais civis e pensionistas. No regulamento consta mudanças no piso e no teto pago pelos usuários e a previsão é de um acréscimo de 81,8% na tarifa. O governo pretende também subtrair em 14,5% a contribuição patronal (parte do governo).

Além disso, o projeto sugere, na proposta, acabar com as isenções para as crianças e adolescentes que utilizam a rede. E caso o projeto seja aprovado pela ALMG, também será criada mais uma alíquota adicional de 1,2% para aqueles com idade igual ou superior a 59 anos.

O aumento repentino em questão é mais uma maldade do governador Romeu Zema, uma vez que será imposto aos servidores que não tem sequer a recomposição das perdas inflacionárias, que está acumulada há sete anos, chegando a 41,6% de defasagem. Nesse contexto, a tendência é que vários servidores da polícia civil deixarão o Ipsemg por não terem condições de arcar com as novas despesas e, consequentemente tal situação irá gerar uma precarização ainda maior das condições de trabalho dos policiais civis.

Diante desse cenário, fica nítido a importância da nossa união, para lutarmos contra mais essa maldade, já que o risco de aumento do Ipsemg é real e é uma medida que afeta diretamente a vida dos policiais civis, pensionistas e seus familiares.

Vamos juntos nessa jornada com comprometimento e determinação para que os nossos direitos sejam garantidos pelo Governo, a reação tem que ser agora.

Filie-se ao Sindpol/MG e unidos, moldaremos o ambiente de trabalho em prol do fortalecimento da Polícia Civil e da nossa categoria.