Forças de Segurança Pública protestam em resposta a vídeo de Zema, na Cidade Administrativa

25 de fevereiro de 2022

Mais de 8 mil policiais civis, militares, bombeiros militares, policiais penais, agentes socioeducativos e servidores administrativos, manifestaram na manhã desta sexta-feira (25), na Cidade Administrativa, contra o vídeo de deboche e de descaso do governador Romeu  Zema, que ignorou a recomposição das perdas inflacionárias da Segurança Pública, que está na casa dos 30%, oferecendo 10% para todo o funcionalismo público.

Os policiais da capital e Região Metropolitana de BH (RMBH), convocados na noite da última quinta-feira, compareceram em grande número, demonstrando a total insatisfação com o governador de Minas, Romeu Zema.

“Romeu Zema está descreditando da força que nós, policiais temos. Exigimos respeito por parte dele. Estamos lutando pela recomposição das nossas perdas inflacionárias, lutamos por uma vida digna”, disse Wemerson Oliveira, assessor do Sindpol/MG.

Os sindicatos e associações que compõem a Segurança Pública e parlamentares que apoiam o grupo, e que convocaram a manifestação, falaram palavras de ordem, como “Se o Zema não pagar, o bicho vai pegar”. As entidades de classe já marcaram um novo protesto, para o dia 9 de março, às 9h, na Cidade Administrativa. “Precisamos continuar pressionando o governo”, afirmou Wemerson Oliveira.

Durante a manifestação pacífica, foi colocado para todos escutarem a entrevista, ao vivo, do governador Romeu Zema à rádio Itatiaia, após as falas mentirosas de Zema, que duvidou da indignação dos policiais, os mesmos, por conta própria, começaram a subir para fechar a MG 10, nos dois sentidos. “A fala de Zema gerou um desconforto em todos, ele faz descaso com a Segurança Pública, além de mentir quando disse que estava aberto ao diálogo. Zema nunca sentou com os sindicatos e associações em uma mesa de negociação”, pontuou Oliveira.

Interior

A direção do Sindpol/MG, no interior, alinhada com a capital, também organizou manifestação, com as Forças de Segurança Pública, em suas regiões. Policiais de diversas cidades do Estado também foram às ruas, como na capital, mostrar a total indignação com o governador Romeu Zema.

Rumos do movimento

O Sindpol/MG informa aos policiais civis que a ESTRITA LEGALIDADE (veja a cartilha da estrita legalidade) permanece. Não vamos recuar com as nossas ações. O Sindicato se mantém firme na sua posição e irá recorrer, enquanto for possível, de todas as decisões judiciais que vierem. Estamos firmes e não vamos retroceder enquanto o governador de Minas não pagar a nossa recomposição das perdas inflacionárias.

Contamos com todos no dia 9 de março, ás 9h, na Cidade Administrativa. Essa manifestação tem que ser ainda maior do que a da última segunda-feira (21), que deu mais de 30 mil policiais, esperamos, para a próxima, mais de 40 mil policiais.

O sucesso de nossas ações depende de cada um de nós!