Falta de investigadores agrava criminalidade

O déficit de policiais civis em Minas Gerais, sobretudo de investigadores, e a falta de um planejamento financeiro mais eficiente, voltado para a segurança pública, são apontados pelo sociólogo Luís Flávio Sapori, ex-secretário de Estado de Defesa Social, como responsáveis pelo avanço da criminalidade no Estado. De acordo com a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, atualmente, 6.818 investigadores atendem aos 853 municípios mineiros. O déficit é, segundo a diretoria do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindpol-MG), de 3.500 profissionais.

José Maria de Paula Cachimbinho, um dos diretores do Sindpol, reforça que os altos índices de criminalidade no Estado são reflexo do baixo número de profissionais atuando na Polícia Civil. Segundo ele, seriam necessários pelo menos mais 9 mil profissionais para qualificar o efetivo. Enquanto faltam investigadores, o agente Garofalo, da Seccional Leste, afirma que os bandidos aproveitam para dificultar os trabalhos de investigação. “Na saidinha de banco, por exemplo, eles usam capacete. Sem reconhecer de imediato, ficamos sem efetivo suficiente para dar resposta rápida à sociedade”, diz.

Luís Sapori argumenta que, com um número insuficiente de agentes, a Polícia Civil fica impossibilitada de reprimir os crimes e de identificar criminosos, ocasionando o avanço da impunidade e, consequentemente, dos crimes violentos. Dados divulgados na última quarta-feira, pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), apontam um crescimento, entre 2010 e 2011, de 7,4% no número de crimes violentos em Minas. O aumento em Belo Horizonte foi ainda maior, de 11,5%.

A solução apontada pelo sociólogo, para coibir a ação de criminosos e, dessa forma, reduzir os índices nos municípios mineiros é a melhor gestão pública dos recursos destinados à segurança. “A exemplo do Estado de Alagoas, que registrou a maior taxa de homicídios em 2010, apesar do mais alto investimento em segurança pública, de nada adianta se o valor gasto não for devidamente empregado. A questão é saber para onde os recursos estão indo”, enfatiza. Sapori reforça, ainda, que é preciso unir os esforços entre as polícias Civil e Militar.

Atualmente, Minas Gerais é, proporcionalmente ao orçamento, o Estado que mais investe em segurança pública, ao lado de Alagoas: 13,4% do total dos recursos. Os dados foram publicados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em novembro de 2011. “Resta saber se os recursos estão sendo destinados para melhorar concretamente a área. Na prática, a segurança pública em Minas está sendo abandonada pelo governo. Se o Estado não voltar a controlar a situação, imagino que este ano será bem pior do que 2011”, opina Sapori.

A Seds informou, por meio da assessoria, que se pronunciaria por meio de nota. Porém, até o fechamento desta edição, não havia se posicionado.
 

 

Fonte: Jornal Hoje Em Dia, 2 de março de 2012