Direção do SINDPOL/MG tem participação destacada no XII Congresso da Cobrapol em Manaus/AM.

Representantes de todos os sindicatos e federações filiados à Cobrapol participaram do XII Congresso da Cobrapol, realizado nos dias 30 e 31 de maio, em Manaus/AM. Com o tema “A Polícia que queremos para nós e para o Brasil”, o evento foi oficialmente aberto pelo presidente da Confederação, Jânio Bosco Gandra, no salão de eventos do Tropical Hotel, na quarta-feira, dia 30/05.

Após três dias de longo debate, dirigentes sindicais da Polícia Civil, representando todos os estados do Brasil aprovaram várias resoluções e teses de fundamental importância para a Polícia Judiciária em todo o Brasil. dentre as resoluções, a mais polemica e que recebeu a unanimidade de votos foi a rejeição total da PEC 102 de autoria do Senador Blairo Maggi, que visa a unificação das Polícias Civis e Militares em todo o país. As lideranças sindicais entenderam, por unanimidade, ser a referida medida nociva aos interesses da Polícia Civil, da Segurança Pública e da sociedade em geral, pois criaria um modelo sem forma, método cuja ponta mais fraca, a Polícia Civil, se encontra desestruturada. Outra deliberação dos pares que também foi debatida com exaustão foi o projeto de Lei Geral das Polícias Judiciárias cuja tramitação se encontra em estágio avançado no Ministério da Justiça e Senasp, com vários benefícios e prerrogativas para a classe policial que, uma vez aprovado, passa a se compor em quatro cargos (Delegado, Perito, Investigador e Escrivão), todos de nível superior com carreira típica de estado e de caráter técnico-jurídico e científico de alto risco. Também foi deliberado que na confederação e entidades filiadas contratarão banca de advocacia para emanar um parecer técnico-jurídico para agasalhar e respaldar a tese da carreira única na reestruturação das Polícias Judiciárias.

Ainda neste encontro, os líderes sindicais também aprovaram o novo estatuto da Cobrapol, atualizando aspectos da atuação da entidade, readequando-o à nova ordem jurídica com inovações como a luta pelo fortalecimento dos sindicatos com o princípio da unicidade sindical.

Outro ponto importante debatido foi na palestra proferida pelo Delegado e Deputado Estadual Dr. Gilson Lopes (PR-ES), carinhosamente conhecido por todos como Gilsinho, defensor assíduo da carreira única e da valorização da Polícia Civil como um todo. Como presidente da Comissão Parlamentar de Segurança Pública, em seu pronunciamento demonstrou a importância do policial civil no parlamento Municipal, Estadual e Federal, no alcance de conquistas jurídicas para a categoria e sociedade. Após demonstrar os avanços que conseguiu para os operadores de segurança pública em seu Estado, principalmente os policiais civis, junto ao Governador e sociedade, conclamou a todos os presentes a se lançarem como candidatos nas próximas eleições, para o bem da Polícia Civil e da Segurança Pública, ocupando assim os espaços de poder vagos na sociedade, ocupados há muito tempo por representantes de outras categorias.

Veja como foi a programação do evento