Direção do Sindpol/MG e examinadores se reúnem com direção adjunta do Detran/MG

18 de agosto de 2017

A direção do Sindpol/MG se reuniu com a diretora adjunta do Detran/MG, Dra. Andrea Abood, para discutir sobre a reorganização e reestruturação do trabalho dos policiais civis aposentados, na função de examinadores do Detran, mostrando os pontos positivos e práticos na referida função.

O presidente e os demais participantes apresentaram os números estatísticos e o diagnóstico do atual quadro lotacional da Polícia Civil e os impactos que as últimas alterações na legislação previdenciária tem causado a categoria e os desafios da escassez de efetivo. Hoje, dos 8700 policiais ativos, na função direta, e específica finalística da Polícia Judiciária, mais de 10% deles (883), estão desempenhando as suas funções nas bancas examinadoras e aproximadamente 1000 em exercício continuado, com condições de aposentadoria voluntária. É preciso planejar, em curto e médio prazo, ações práticas de aproveitamento da mão de obra e convocação de novos concursos, sob pena de um colapso administrativo funcional na categoria, e a matéria em estudo, que já se encontra em fase avançada de tramitação, somada a convocação dos excedentes do concurso de investigador, vem exatamente de encontro a suprir essas deficiências em tempos de crise e de não aprovação de concursos públicos em quantitativo necessário e ideal para suprir essa demanda.

A diretora adjunta disse que é pública e notória a opinião positiva da administração superior, na Instituição, acerca desse assunto, e que, tão logo tais medidas sejam aprovadas a Administração do Detran/MG fará as adequações para adaptá-las, aproveitando essa importante mão de obra técnica e especializada disponível de forma associada e integrada com os policiais da ativa.