Direção do SINDPOL/MG diligencia ao Triângulo Mineiro e interfere na solução de conflitos em benefício dos filiados.

Direção do SINDPOL/MG diligencia ao Triangulo Mineiro e interfere na solução de conflitos em benefício dos filiados

Em uma atividade que durou três dias nas cidades de Uberlândia, Uberaba e Iturama a 700 km de Belo Horizonte, a direção do SINDPOL/MG, na pessoa do seu presidente e demais diretores, cuidou de se reunir com as autoridades locais e exigir providências e solução dos impasses nos quais, na ótica do presidente, teremos resultados positivos.

Em Uberlândia, os dirigentes reuniram com promotores, juízes, delegados chefes de departamento, regionais, representantes da corregedoria geral de polícia, além dos servidores, em tese, acusados, e debateram sobre as injustas, pusilânimes e levianas acusações de envolvimento de delegada e investigadores de favorecimento na habilitação de condutores. A direção do SINDPOL/MG esteve in loco e pôde perceber que, a despeito da ampla divulgação repercutida na imprensa, não há nenhuma prova cabal e verdadeira deste envolvimento, que há sim, ao contrário, a ação firme e rigorosa da delegada e seus agentes na fiscalização de autoescolas, as mesmas que procuraram dois promotores e a imprensa para depreciar o bom nome da Polícia Civil. A direção do sindicato e o departamento já estão tomando todas as providencias admissíveis em direito para resgatar a dignidade e altruísmo dos policiais daquela unidade.

Em Uberaba, a direção do SINDPOL/MG se reuniu com o Chefe do departamento Dr. Ramon Bucci, pessoa muito próxima ao sindicato e que tem larga experiência na gestão de pessoas, a quem o presidente Denílson solicitou especial atenção na regularização da escala de trabalho (expediente e plantão), dos servidores daquela regional e também do departamento, pois há uma discrepância no regime de plantão, cujo computo das horas entre 22:00 as 06:00h não estão sendo consideradas, desrespeitando assim os direitos dos trabalhadores e também o disposto na Lei Complementar 84/2005. O presidente também cobrou do Chefe do departamento, soluções imediatas e enérgicas no tocante a situação conflituosa e tensa, instada na regional de Iturama, onde também falsas acusações têm sido dirigidas a investigadores, originadas as próprias autoridades policiais, o que muito tem prejudicado as relações humanas na unidade.

Calúnia, difamação e assédio moral são figuras muito presentes naquela repartição. Outro assunto grave tratado em reunião com o chefe do departamento foi o fechamento da inspetoria de investigadores na regional. órgão estabelecido por lei, de fundamental importância como instrumento de gestão, o qual, por capricho e vaidade dos delegados na unidade fora desativado, criando várias distorções e desequilíbrio no atendimento ao público e condução das investigações, inquéritos e processos a cargo daquela importante unidade.

Em Iturama, o presidente e demais representantes realizou várias reuniões com autoridades, delegados e especialmente com o delegado regional, Dr. Carlito, a quem reportou as reclamações dos trabalhadores a respeito das condições de trabalho, e também das distorções administrativas advindas do fechamento da inspetoria. Falou também da relação conflituosa entre investigadores, escrivães e delegados, em especial com o representante da corregedoria, Dr. Bruno, pessoa que inexplicavelmente tem instaurado dezenas de sindicâncias contra servidores em razão de fatos “comezinhos” e fechado os olhos para ilegalidade promovidas por seus congêneres, também debateu-se acerca do problema do arrombamento e furto de mais de 600kg de droga ocorrido na unidade, e ainda sobre as distorções ocorridas na gestão do pátio de veículos apreendidos; fatos graves, que poderiam ter sido evitados se houvesse uma inspetoria forte e melhor gestão intermediária. Falou da relação conflituosa com o Ministério Público local e sobre o excesso de carga horária na escala de trabalho, fatos graves que precisam ser solucionados.

Diante dos fatos expostos Dr. Carlito se comprometeu em restabelecer as funções da inspetoria e averiguar a situação da escala de trabalho, em como as irregularidades nas sindicâncias abertas e não concluídas já há mais de 90 dias pelos delegados da unidade, sob pena destes documentos serem anulados por se tratar de instrumentos de coação irresistível e assédio moral contra os servidores. Compromisso também firmado pelo chefe de departamento, Dr. Ramon Bucci.

O presidente do SINDPOL/MG considerou esta inspeção sindical ao Triângulo Mineiro como muito positiva, pois levantou a autoestima dos trabalhadores, que sempre reclamaram de estarem sozinhos e abandonados diante dos problemas da rotina policial. A viagem também serviu para prestar esclarecimentos sobre a gestão sindical, bem como para mobilizar a categoria para audiência pública no dia 9 de agosto na ALMG pela aprovação da nova Lei Orgânica da Polícia Civil.

Também participou desta importante atividade, Dr. Benvindo, delegado de polícia e representante da COOPSESP