Dilma propõe Constituinte exclusiva para reforma política.

Dilma anuncia 5 pactos e propõe plebiscito da reforma política

Em reunião com governadores, prefeitos e ministros, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou nesta segunda-feira cinco pactos nacionais em resposta à onda de protestos em todo o País. Propondo uma grande mobilização em torno da saúde, educação, mobilidade urbana, responsabilidade fiscal e combate à corrupção, Dilma anunciou que pretende propor a convocação de plebiscito popular para discutir a reforma política.

O primeiro pacto anunciado por Dilma foi o da responsabilidade fiscal, com o objetivo de garantir a estabilidade da economia diante da atual crise mundial. O segundo pacto é "em torno da construção de uma ampla e profunda reforma política, que amplie a participação popular e amplie os horizontes da cidadania", disse a presidente. "Quero propor o debate sobre a convocação de um plebiscito popular para uma reforma política", anunciou Dilma.

Dentro do segundo pacto, a presidente sugeriu a tipificação da corrupção dolosa (quando há intenção) como crime hediondo. Uma iniciativa fundamental é uma nova legislação que classifique a corrupção como crime hediondo com penas severas", disse a presidente, que reiterou a defesa ao aprofundamento da Lei de Acesso à Informação como instrumento de auxílio ao combate do mau uso do dinheiro público.

Fonte: Terra