Como se Preparar para o Concurso da Polícia Civil em Minas Gerais

11 de setembro de 2024

Passar em um concurso para ser policial civil é um desafio muito grande. Só você que já alcançou essa vaga e iniciou sua carreira sabe como foi difícil entrar. Porém, milhares de outras pessoas ainda estão na jornada de preparação para o concurso da Polícia Civil de MG. Se você conhece alguma delas, encaminhe este artigo e ajude-as a realizar este sonho!

 

Hoje vamos trazer informações essenciais para todos que querem vencer a maratona da aprovação e entrar na PCMG. Assim, falaremos um pouco sobre as etapas do concurso e como é possível se preparar da melhor forma. Venha conosco!

A preparação para o concurso da Polícia Civil MG envolve várias etapas

Quem quer ser policial civil em MG precisa ter em mente que o processo para alcançar esse objetivo não é fácil. Afinal, pode ser preciso passar por 7 a 8 fases dentro da seleção pública até chegar a nomeação. 

 

As etapas mudam de acordo com o cargo ao qual se está concorrendo. Porém, só para você não ficar perdido, as etapas do concurso incluem:

 

  • prova objetiva;
  • provas dissertativa e oral (apenas para o cargo de delegado);
  • teste prático de digitação (apenas para o cargo de escrivão);
  • teste de aptidão física;
  • avaliação psicológica;
  • investigação social;
  • prova de títulos (etapa apenas classificatória).

 

Sendo assim, é indispensável ler o edital com atenção para entender como vai funcionar sua seleção. A partir daí, é hora de montar um cronograma de preparação. Isso inclui sua rotina de estudos e até condicionamento físico. 

 

Se você estiver concorrendo para delegado, por exemplo, precisará ter um grande domínio das matérias de Direito. O conteúdo da prova é extenso. 

Quem deseja passar no cargo de investigador ou escrivão, por sua vez, só precisa ter noções de Direito. Isso porque as disciplinas cobradas são mais diversas, incluindo Português, Direitos Humanos, Criminologia, Medicina Legal etc. 

 

Além do mais, quem vai fazer uma prova prática de digitação, por exemplo, precisa treinar essa habilidade. Já os candidatos que passarão pela etapa da prova oral devem trabalhar a oratória e saber controlar o nervosismo junto à banca avaliativa.

 

Desse modo, cada situação pede uma rotina de estudos específica que precisa ser observada.

 

Conhecer os cargos disponíveis direciona o processo de estudo

Como acabamos de mencionar, as etapas da preparação para o concurso da Polícia Civil de MG variam de acordo com o cargo pretendido. Mas, afinal, quais são as funções disponíveis na seleção pública? Bem, elas podem variar de acordo com a demanda do estado, mudando a cada edital. Entretanto, os principais postos da PCMG são:

 

  • delegado;
  • escrivão;
  • perito criminal;
  • investigador;
  • perito médico legista;
  • analista.

 

Cada um dos profissionais citados possui responsabilidades específicas. Isso se reflete nos conteúdos cobrados na hora do concurso, assim como na formação exigida. 

 

Para ser delegado, é necessário ter curso superior de Direito; o médico legista deve ser graduado em Medicina; o analista precisa ter formação na área a qual estiver concorrendo (Administração, Contábeis etc.); os demais cargos exigem apenas diploma de curso superior, podendo ser de qualquer curso.

 

Sendo assim, você precisa definir o cargo a que deseja concorrer e verificar se atende às exigências apresentadas no edital. Depois é o momento de separar o conteúdo e montar seu cronograma. 

 

A importância da preparação física para a aprovação

O teste de aptidão física (TAF) é uma das etapas do concurso para quem quer ser policial civil em MG. E, para conseguir vencer essa fase, você precisa preparar seu condicionamento físico. 

 

Afinal, vários candidatos são eliminados nesse momento por não estarem com o corpo nas melhores condições para realizar os exercícios propostos. 

Entendendo o TAF

 

O TAF está dividido em duas fases: a avaliação biomédica, que incluiu exames clínicos e a avaliação biofísica. Esta visa analisar o condicionamento físico do candidato, sendo composta pela realização de alguns exercícios. 

 

Em geral, o exame biofísico exige a realização de flexão de braço, impulsão horizontal, corrida de 50 metros e teste de cooper (corrida durante 12 minutos). O número de séries a serem feitas e o tempo para executá-las varia de acordo com o gênero do candidato. 

 

Assim, é necessário ler o edital em detalhes para não perder nenhuma informação relevante e ter problemas na hora da execução. Até porque o teste de aptidão física é cobrado para todos os cargos que citamos e tem caráter eliminatório. 

Prepare-se com antecedência

 

Então, não dê bobeira e prepare-se com antecedência para a avaliação física. Se você é uma pessoa sedentária, planeje-se ainda melhor. De forma geral, um bom processo de preparação deve começar de 6 meses a 1 ano antes da prova. Pode parecer muito, mas o corpo precisa de tempo para se adaptar a uma rotina intensa de atividades físicas. 

 

Para o processo de preparação, é possível:

 

  • procurar um personal trainer para montar seu cronograma de exercícios;
  • entrar em uma academia e conversar com o professor para ajudá-lo com os treinos;
  • começar a se exercitar por conta própria (não é a melhor escolha para quem tem pouco condicionamento físico, já que pode trazer problemas como lesões).

 

Como deu para notar, a preparação para o concurso da Polícia Civil MG não é simples. Você realmente precisa se dedicar para ter sua vaga garantida na PCMG. Porém, com determinação, seu sono vai se tornar realidade. Temos certeza disso!