Tipo de câncer que registra cerca de 58 mil casos por ano no Brasil e é a neoplasia de maior incidência nas mulheres. Campanha do Instituto Mário Pena vai promover diversas ações como mamografias gratuitas, palestras educativas e distribuição de folders informativos.
Um dos cânceres que mais atinge as mulheres, o câncer de mama é também contemplado por uma das maiores campanhas de prevenção e conscientização – o Outubro Rosa. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a neoplasia de maior incidência entre as mulheres em todo o mundo e no país, desconsiderando o câncer de pele não melanoma. Quase 30% dos novos casos diagnosticados anualmente em mulheres são de mama. É importante frisar, que a doença também pode acometer homens, representando 1% do total de casos. Segundo o INCA, estima-se que no ano de 2016 foram diagnosticados quase 58 mil novos casos no Brasil e que ocorreram aproximadamente 15 mil óbitos em decorrência da doença.
Para a mastologista do Instituto Mário Penna, Kerstin Kapp Rangel, o progresso na medicina diagnóstica e terapêutica tem possibilitado atingir até 95% de cura para casos de câncer de mama diagnosticados precocemente. “Esse avanço se deve, principalmente, à abordagem personalizada dedicada a cada paciente. As cirurgias se tornaram mais individualizadas e menos mutilantes e a radioterapia apresentou consideráveis progressos tecnológicos”, afirma a especialista. A mastologista explica ainda que a definição do perfil biológico de cada tumor possibilita identificar características específicas que podem ser utilizadas como alvo terapêutico em forma de anticorpos distintos. Outro fator que contribui é a identificação de um pequeno grupo de mulheres, com comprovada predisposição genética para a doença, o que permite oferecê-las um controle distinto com a possibilidade de cirurgias redutoras de risco, antes mesmo de um possível diagnóstico.
De acordo com a Drª Kerstin, a campanha Outubro Rosa é uma oportunidade de colocar em evidência uma das doenças que mais atinge mulheres no Brasil. A conscientização sobre o câncer de mama vai além da realização da mamografia anual. Ela tem como propósito ressaltar a importância do diagnóstico precoce através da avaliação de exames físico e clínicos, incentivar as mulheres a manterem hábitos de vida saudáveis, fornecer informações amplas sobre o tratamento e controle da doença, assim como levantar fundos para financiar pesquisas. “Sabemos que mulheres com mais de 50 anos são mais propensas a desenvolver a doença”.
A especialista afirma que o diagnóstico em fases iniciais da doença aumenta as chances de cura e permite oferecer um tratamento mais eficaz e menos agressivo, tornando o diagnóstico precoce a principal arma no combate aos efeitos negativos da doença. “Sabe-se que a incidência da doença continua aumentando em todo o mundo, mas a mortalidade vem diminuindo em aproximadamente 2% ao ano desde o final dos anos 90, impactado pela detecção precoce e os avanços no tratamento”, enfatiza.
Ações Outubro Rosa
No mês de outubro, o Instituto Mário Penna promove uma grande campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, que tem como objetivo chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o slogan “Prevenir-se é a melhor maneira de levar uma vida cor-de-rosa”, a campanha circulará em diversas mídias para difundir informações a respeito da doença e buscar o engajamento da população ao longo de todo o mês.
A campanha será amplamente divulgada por meio de folders e cartazes informativos distribuídos gratuitamente para todos que solicitarem o material, para empresas parceiras do projeto “Troco Solidário”, como Supermercados BH, Lojas Rede, Verdemar e Estacionamentos Pare Park; ações de promoção de saúde em grandes empresas doadoras para a instituição, tais como a Vale e a Vallourec, e também na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Câmara Municipal de Belo Horizonte, além de anúncios em TV, rádio, revistas, jornais e backbus. Todos estes sempre com gratuidade de mídia doada pelos veículos de comunicação e empresas de publicidade.
“O Instituto realizará ações, como palestras e desfiles de pacientes e ex-pacientes que tiveram o câncer de mama nas empresas parceiras, colégios, universidades e órgão públicos. A proposta é difundir informação para a população e orientar as mulheres sobre a importância da prevenção. “Outra ação será a disponibilização de 1.500 exames de mamografias no mês de outubro, sem a necessidade de passar pelo posto de saúde antes. Para poder realizar o exame, a solicitante deverá ter de 50 à 69 anos e não ter feito mamografia nos últimos 12 meses”, completa a Superintendente Hospitalar do Instituto Mário Penna, Dra. Carolina Mourão.
Mamografia
Para a marcação do exame, que será realizado apenas durante o mês de outubro, as mulheres que atenderem aos critérios estabelecidos, deverão entrar em contato com o Instituto Mário Penna pelo telefone (31) 3349-1212, a partir de 12h do dia 2 de outubro, quando serão disponibilizadas 60 vagas por dia.
Durante a campanha Outubro Rosa, o Instituto promoverá também o movimento Pink-se, que irá fomentar nas redes sociais a mobilização das mulheres em prol da prevenção do câncer de mama. A inciativa envolverá, blogueiras, personalidades e formadores de opinião, e já conta com o apoio da atriz mineira Amanda de Godoi, que participa da novela Tempo de Amar da TV Globo.
Fonte: Instituto Mário Penna