Balanço da greve: Esta quinta-feira foi de atividade intensa no acampamento da Polícia Civil na ALMG e nas ações da pauta de reivindicação do Sindicato.

A quinta-feira que se perfez 59 dias de greve registrou-se intensa atividade no acampamento montado no pátio da ALMG por onde passaram Policiais de diversas unidades da região metropolitana, com destaque para equipe da regional de Santa Luzia e da BHPP que pernoitaram e assumiram as ações de distribuição de folders e coleta de assinaturas para o manifesto de apoio à categoria. Também foram exibidas as imagens das inspeções sindicais do SINDPOL/MG realizadas neste ano. Ainda as ações dessa quinta-feira foram coordenadas pelo Dr. Christiano Xavier Diretor do Dep. Jurídico e Adilson Bispo Diretor de Mobilização, além da equipe do comando de greve e da Direção Executiva.

O Presidente Denílson Martins e o Vice-Presidente Toninho Pipoco também estiveram na regional de Betim e se reuniram com os Policiais prestando esclarecimentos e intensificando as ações da greve. Os policiais se comprometeram a assumir nesta sexta-feira a coordenação e a linha de frente do acampamento e com isso aumentar a adesão ao movimento paredista.

Em nota, o Governo do Estado procurado pela imprensa informou que a adesão a greve da PCMG  no Estado é parcial, reconhecendo o alcance das ações do SINDPOL/MG, também não era por menos, pois toda a mídia estadual e nacional noticiaram a posição do movimento paredista em razão do sucateamento da Polícia Civil e o descumprimento do acordo por parte do  Governo em não aprovar a Lei Orgânica prometida à categoria em 2011. A fala dos Dirigentes Sindicais e as imagens do acampamento na sede do Legislativo Estadual rodaram o país inteiro, levando a população à reflexão do grave dilema  atravessado pelos Policiais Civis de Minas Gerais.

Ainda na parte da manhã a Diretoria Executiva do SINDPOL/MG se reuniu e deliberou pela confirmação da convocação de nova AGE da categoria para o próximo dia 14 de agosto quarta-feira às 12:30 no pátio da Assembleia Legislativa para que a categoria possa avaliar e deliberar sobre novas estratégias para a greve e intensificação do movimento. A Diretoria também deliberou por indicar para coordenação geral do acampamento avançado na ALMG o Vice-Presidente Toninho Pipoco, que também é Presidente da Federação Sudeste de Policiais Civis que terá também o apoio do Diretor de mobilização Adilson Bispo. Proposição essa feita pelo Diretor Administrativo José Maria Cachimbinho em razão da possibilidade de deflagração de greve geral nacional em razão da não apreciação do PLC 1949/2007 que trata da Lei Geral das Policias Civis no Brasil em tramitação no Congresso Federal em Brasília. O Movimento foi reativado e o nosso Presidente que também é membro do Conselho Nacional de Segurança Pública têm sido muito exigido nessa matéria.

Na parte da tarde o Governo do Estado entregou 200 viaturas para várias unidades do Estado, fato que corrobora com as antigas cobranças e reivindicações do SINDPOL/MG que não ficou calado em nenhum momento quando o tratamento diferenciado entre corporações no fornecimento de equipamentos e viaturas era uma realidade. A entrega dessas viaturas é só o início do pagamento de uma divida astronômica que Governo e sociedade têm com esses bravos e honrados guerreiros da

Polícia Civil que durante anos a fio padeceram com o ônus da custódia de presos, regulação de DETRAN, repressão qualificada de delitos, identificação civil de pessoas e expedição de carteiras de identidade, perícia médico legal e criminal, produzia a segunda maior fonte de receita do estado e tudo isso sem receber um centavo a mais ficando relegado ao sucateamento. No começo da noite, a equipe coordenada pelo comando de greve inicia o plantão no acampamento que irá até às 08h30min do dia seguinte. Durante o Plantão serão exibidas sessões de filmes policiais e documentários sobre a atividade policial.

A atividade do acampamento avançado da PCMG continuará até que o Governo e os Parlamentares aprovem e sancionem a lei orgânica da PCMG.