Apesar de declarações do governo, greve da PC tem 70% de adesão.

Apesar de declarações do governo, greve da PC tem 70% de adesão

Em greve desde o dia 10, os policiais reivindicam alterações no projeto de Lei Orgânica da categoria, de autoria do governo do Estado, em tramitação na Assembleia

"A adesão à greve dos Policiais Civis em Minas Gerais tem crescido e atualmente conta com a participação de 70% da categoria". Essa afirmação é do presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil Estado de Minas Gerais (Sindpol/MG), Denílson Martins, que afirmou serem falsas as declarações dadas pela chefia da Polícia Civil à imprensa.

Em notas divulgadas na última terça (11) e quarta-feira (12), o órgão informou que as atividades estão transcorrendo normalmente nas delegacias de todo o Estado. Ainda conforme a PC, em nenhuma das unidades foi registrada qualquer interrupção ao atendimento público e destacou prisões e apresentaçõesefetuadas pela corporação nestas datas.

“As paralisações pontuais de policiais, realizadas com propósito exclusivamente político, não estão comprometendo as atividades da Polícia Civil. Os serviços estão acontecendo normalmente, sem qualquer prejuízo para a população”, afirmou o chefe da corporação, Cylton Brandão.

Entretanto, o Presidente do SINDPOL/MG Denílson Martins afirmou que a categoria está mobilizada e a adesão aumenta a cada fala desencontrada da cúpula da Polícia Civil e do governo. "Ao contrário do que tenta divulgar o chefe de polícia, a categoria está se sentindo traída pelo governo e está participando ativamente do movimento. Em Belo Horizonte, por causa da proximidade com a cúpula da administração superior, a adesão é mais mascarada e encoberta, mas também é grande", garante.

Além disso, Denílson Martins fez questão de afirmar que a greve da categoria não é por melhorias salariais, mas sim por uma reestruturação na Polícia Civil. "Greve por salário nós já fizemos em 2011. O que ficou faltando é a Lei Orgânica que o governo ficou dois anos negociando com a categoria e depois apresentou aos deputados um projeto completamente distorcido", apontou.

Reivindicações

Em greve desde o dia 10 de junho, os Policiais Civis exigem mudanças no projeto de Lei Orgânica da categoria enviado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo governo do Estado. Segundo Denílson Martins, o projeto que deveria tratar do plano de carreira da categoria, na verdade, retira direitos adquiridos pelos trabalhadores ao longo dos anos.

Ainda conforme o Presidente do SINDPOL/MG, uma reunião entre representantes das entidades de classe, lideranças do governo e o deputado relator do projeto, Gustavo Corrêa (DEM), marcada para esta quinta-feira (13) pode colocar fim à greve da categoria. "Se o governo demonstrar interesse em rever o substitutivo com os trabalhadores e montar um calendário de atendimento às reivindicações e tramitação do projeto na Assembleia, o movimento pode acabar", garantiu.

A próxima Assembleia Geral da categoria para discutir a proposta apresentada pelo governo nesta reunião na ALMG está marcada para o dia 25 de junho. Até esta data, o movimento deve se manter e coincidirá com os jogos da Copa das Confederações que acontecerão em Belo Horizonte. "Vamos aproveitar este momento pra passar uma mensagem forte para a população e para os turistas que aqui vierem. Vamos denunciar a situação de insegurança pública em que se encontra o Estado", completou.

Denúncias

Além da revisão do texto substitutivo à Lei Orgânica, os servidores cobram melhores condições de trabalho e denunciam a atual situação da Polícia Civil em Minas Gerais. De acordo com o Presidente do SINDPOL/MG, faltam viaturas e, até mesmo papel e tinta em algumas delegacias, o que impede que sejam impressos as ocorrências de crimes.

"Há uma incompetência geral na administração dos recursos arrecadados pela Polícia Civil e o chefe da corporação não leva a real situação para o governador do Estado", explicou Denílson Martins. Segundo ele, o órgão arrecada aproximadamente R$ 3 bilhões com emissões de documentos e com as taxas e impostos pagos aos Departamentos de Trânsito (Detran) e o custo para manter as delegacias e o efetivo policial é de apenas R$ 900 milhões. "A polícia tem que ser tratada com uma grande empresa pública e é preciso pessoas capacitadas para gerir tudo isso", afirmou.

Ainda conforme o sindicalista, os delegados contratados pela polícia precisam apenas de uma formação em Direito, mas não são qualificados em gestão de pessoas e orçamento público. Segundo Denílson, isso prejudica a administração dos recursos destinados às delegacias. "A ausência de conhecimento é que leva a instituição para o local onde ela está atualmente", denuncia.

Além disso, a categoria reivindica do governo do Estado, o mesmo tratamento dispensado aos policiais militares e rechaça a atuação da PM em investigações de crimes, atribuição exclusiva da Polícia Civil. "Por isso, advogados conseguem habeas corpus e a nulidade de documentos com tanta facilidade. E, é por isso também, que há tantos bandidos que são soltos. São prisões sem inquéritos, interceptações telefônicas não autorizadas realizadas pela PM e etc".