Adriano Bandeira, presidente da Cobrapol, palestra sobre o tema: “Modernização e Valorização da Polícia Civil- Lei Orgânica Nacional e seus Reflexos”

11 de dezembro de 2023

O presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis – COBRAPOL, Adriano Bandeira mostrou a importância da mudança na Lei Orgânica Nacional da PCMG para alcançarmos a modernização da mesma. “É importante consolidar o cargo Oficial Investigador de Polícia, além dos pontos que foram consenso das entidades da Polícia Civil de Minas Gerais. É preciso também buscar a valorização, com a readequação da remuneração do cargo da base, que hoje a final, não chega na remuneração inicial do Delegado e do Perito Oficial de Natureza Criminal”, afirma. Ele afirma que com a aprovação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, o projeto de lei em tramitação precisa ser adaptado conforme a norma nova, esclarecendo que todos os esforços estão sendo feitos para derrubar os vetos. Ele pondera ainda, que é evidente a importância do papel das entidades na construção das Leis Orgânica das Polícias Civis, seja em âmbito nacional como foi a Lei 14.735/2023, seja no âmbito das Unidades da Federação, pois sem essa participação, não teríamos qualquer coesão na construção do texto. Seria como cuidar de um paciente internado na UTI sem o acompanhamento da equipe multidisciplinar adequada para o caso. Adriano bandeira faz uma reflexão acerca do tema. “A responsabilidade da imprensa para com a sociedade já justifica a fomentação do tema, pois a defesa de uma estruturação adequada para as polícias civis, repercutirá diretamente nos resultados positivos esperados por todos que vivem em comunidade”, finaliza.