A Polícia Civil tem papel de destaque na garantia da ordem pública. Afinal seu dever é cuidar da investigação de crimes e, assim, colocar os autores de tais atos à disposição da justiça. Isso garante segurança em cidades do interior bem como em grandes capitais.
Em outros textos aqui no site, tratamos da importância dos policiais civis de forma geral para a sociedade. Hoje, contudo, vamos conversar especificamente sobre a atuação dos agentes que trabalham no interior.
Nos próximos tópicos, você vai conhecer os principais desafios enfrentados por esses servidores. Também sobre ações implementadas para melhorar a segurança nos municípios mais distantes da capital do estado. Boa leitura!
Como mencionamos, a Polícia Civil tem impacto direto na segurança pública do Brasil. Em termos de atuação no interior, suas atividades não diferem muito daquelas realizadas em regiões metropolitanas. Porém, existem algumas diferenças que podem ser pontuadas.
Uma delas aparece na quantidade reduzida de recursos disponibilizados para as delegacias de regiões menores. Isso gera vários problemas e desafios, que serão tratados mais à frente no texto.
Em contrapartida, um aspecto positivo é que o contato do policial civil com a comunidade tende a ser mais próximo em cidades do interior. Isso fortalece o vínculo de confiança da população com a instituição e pode facilitar a obtenção de informações sobre crimes.
Compreendido o cenário geral, vamos detalhar um pouco melhor as ações que os policiais civis podem desempenhar em municípios interioranos.
Apuração de crimes como homicídios, furtos, roubos, violência doméstica e cibernéticos entram são de responsabilidade da Polícia Civil. Aqui também incluímos coleta de provas e de depoimentos, realização de perícias e cumprimento de mandados judiciais.
A Polícia Civil atua em conjunto com outras forças de segurança, como a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Além disso, ela colabora com o Ministério Público e o Poder Judiciário para assegurar que as investigações resultem em processos judiciais sólidos. Em cidades menores, essa integração entre as forças de segurança é ainda mais importante.
A Polícia Civil é responsável pelo registro de boletins de ocorrência, o que formaliza a notificação de crimes e infrações. Em alguns estados, ela também cuida da emissão de documentos, como carteiras de identidade.
Aqui em Minas Gerais, por exemplo, esse serviço é feito pelos Postos de Identificação vinculados ao órgão.
As cidades do interior muitas vezes são vistas como locais tranquilos, nos quais você consegue ter maior proximidade com os moradores. Apesar dos policiais, de fato, ficarem mais perto da comunidade, existem muitos desafios que precisam enfrentar no desempenho das atividades.
O primeiro deles está na falta de infraestrutura. É comum que cidades mais distantes das capitais sofram com:
Inclusive, existem pesquisas voltadas especificamente para esse tema. Um exemplo é a monografia A Falta de Estrutura e Equipamentos da Polícia Civil no
Interior de Pernambuco. O trabalho foi publicado em 2021, por Débora da Silva e Jessika Silva.
No texto, as autoras relatam vários problemas enfrentados nas delegacias do interior do estado. Entre eles: falta de materiais para áreas administrativa e operacional e celas
inapropriadas.
Muitas vezes, os policiais solicitam itens básicos, como papel ou galões de água, que não chegam na unidade. Isso faz com que os agentes precisem realizar a compra do próprio bolso.
Os problemas não são muito diferentes para os policiais civis que cuidam da segurança em cidades do interior aqui de Minas Gerais. Inclusive, vários municípios não possuem unidades da Polícia Civil. Os números atuais mostram um pouco mais de 300 delegacias espalhadas pelo estado. Porém, existem 853 cidades mineiras.
Essa disparidade faz com que uma mesma repartição precise atender várias localidades ao mesmo tempo. Como consequência, há acúmulo de demanda e falta de pessoal para dar conta das investigações.
Na realidade, Minas conta com cerca de 10 mil policiais civis divididos entre as carreiras de investigador, escrivão, perito e delegado. Isso representa apenas 55,4% do contingente possível ocupado. Afinal, uma pesquisa feita em 2008 mostra que, na época, o número ideal de profissionais seria 17.500.
No início deste texto comentamos que os policiais civis do interior conseguem ficar mais perto da comunidade. Isso é algo bastante positivo, porém também pode ser um desafio dependendo do contexto.
O grande problema é que essa proximidade pode gerar situações de tensão e insegurança. Afinal, pela região ser menor, você pode acabar morando próximo de pessoas que estão sendo investigadas, de criminosos locais ou conhecidos que estão envolvidos em atividades ilegais.
Existem várias ações que podem melhorar a segurança pública nas cidades interioranas. Algumas delas incluem:
Contar com o apoio dos sindicatos para cobrar melhores condições de trabalho para agentes que atuam no interior também é importante.
Esperamos que você tenha aproveitado este conteúdo!