Na última quarta-feira (14/07), foi aprovado no Senado Federal Senado Federal o projeto que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) que prevê a repactuação do débito dos estados com a União.
No caso de Minas Gerais a dívida gira em cerca de R$ 160 bilhões com o governo federal.
O formato de renegociação trata da possibilidade da entrega de ativos, como forma de abatimento da dívida e a possibilidade de aplicação dos juros do débito em investimentos nos estados nas áreas da educação, infraestrutura e segurança pública, além do parcelamento dos débitos em até 30 anos, em 360 parcelas mensais. Dos 4% de juros, ficou definido que 1% será revertido para um fundo de equalização federativa, que irá contemplar todos os estados, incluindo os que não possuem débitos com a União. Outros 3% dos juros podem ser investidos nas áreas de infraestrutura, segurança pública e educação.
O projeto autoriza a entrega de ativos como forma de abatimento da dívida e a reversão dos juros para investimentos nos estados. Caberá ao estado definir se irá entregar o ativo, e à União fixar o valor do bem. Os estados interessados em entregar ativos deverão fazer a comunicação ao governo federal até 31 de dezembro.
Continuamos acompanhando os trâmites do projeto que será agora analisado pela Câmara dos Deputados. Estamos na luta pela defesa da nossa categoria.
Deixe seu comentário