Sindpol/MG participa do 6º Encontro da Procuradoria da Mulher com o tema: Violência contra as mulheres negras e a atuação do Tribunal de Justiça no enfrentamento da violência doméstica

19 de setembro de 2023

 

O Sindpol/MG está presente no 6º Encontro: Violência contra as mulheres negras e a atuação do Tribunal de Justiça no enfrentamento da violência doméstica, que está acontecendo na Assembleia Legislativa, nesta tarde de terça-feira (19). A diretora de Assuntos da Mulher, Vania Correa, representando a entidade, participou das discussões acerca dos temas.

Duas temáticas importantes foram pautas do encontro que são: Violência contra as mulheres negras, palestrada por Marolinta Dutra – Diretora-presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG);

A atuação do Tribunal de Justiça no enfrentamento da violência doméstica, com Evangelina Castilho Duarte – Desembargadora superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) e ouvidora da mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).

Um levantamento revelou que, no Brasil, as mulheres representam 75% das vítimas de violência física e sexual, sendo as pretas e pardas as mais afetadas. Em algumas regiões do país, elas enfrentam mais que o dobro do risco de sofrer algum tipo de violência em comparação com as mulheres brancas. O estudo foi realizado com mais de 1 milhão de dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde, abrangendo o período de 2015 a 2022. É importante ressaltar que esses dados se referem às mulheres que buscaram atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde).

A diretora Vânia Correa ressalta que embora a violência contra a mulher seja reconhecida como um problema de saúde pública no Brasil, o recorte ético-racial não tem sido devidamente considerado e dada a devida importância necessária nas discussões. “As desigualdades persistem e exigem a implementação de ações e políticas públicas que possam modificar a situação adversa enfrentada pela população negra. É necessário reconhecer que as políticas púbicas para serem eficazes, precisam ser inclusivas”, explica Vânia.

 

De acordo com a diretora, é de extrema importância a participação do Sidpol/MG, nas discussões dessas temáticas, para a compreensão de formas totalmente diferentes na sociedade ou repreendidas por estas. Dessa forma, podemos ter o conhecimento a fundo, assim podendo auxiliar de forma eficaz a nossa categoria, no que diz respeito ao papel que o Sindpol exerce”, finaliza.