Entidades de classe da PCMG se reúnem com Chefia de Polícia

16 de fevereiro de 2021

As entidades de classe que representam a Polícia Civil de Minas Gerais, Sindpol/MG, Sindep/MG, Aespol/MG, Siapol, Acemg, Sindepominas, Sindpecri, AMML/MG e Feipol Sudeste (Federação Interestadual dos Policiais Civis), se reuniram hoje (16/2), com o Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr. Joaquim Francisco Silva e Neto; com a Chefe Adjunta, Irene Angélica Franco e Silva Leroy e com a Chefe de gabinete, Águeda Bueno Nascimento Homem, e apresentaram a pauta conjunta reivindicatória para melhorias nas condições de trabalho dos policiais civis.

Os representantes sindicais reivindicam:

A reposição das perdas inflacionárias;

Pagamento dos salários no 5º dia útil;

Pagamento do 13º salário;

Pagamento das férias-prêmio com prioridade para aquelas que estão para prescrever e cronograma para o pagamento das demais;

Concurso público para os cargos vagos na instituição, recompondo os quadros de efetivo, pois contabilizam mais de 50% do efetivo em vacâncias;

Sucateamento do Hospital da Polícia Civil (ambulatório), policiais civis mineiros carecem de uma unidade de saúde estruturada para eles e seus dependentes, tanto na capital quanto no interior;

Intervenções para melhoria nas estruturas das unidades policiais civis, com especial atenção às do interior;

Capacitação intelectual e operacional dos policiais civis;

Falta de rádio de comunicação nas Delegacias de Polícia e nas viaturas caracterizadas e descaracterizadas, infelizmente, os policiais civis precisam usar seus aparelhos de telefonia móvel particulares, desde uma consulta de um indivíduo suspeito nas ruas e até mesmo pedir apoio ou socorro em uma ação que estão desenvolvendo ao longo de suas atividades;

Equipamentos de proteção individual e de trabalho, de acordo com recomendações técnicas e dentro do prazo de validade;

Fim do tratamento discriminatório dado pelo decreto 47326/2017, o decreto 47.326/2017 dispõe sobre a ajuda de custo para alimentação dos servidores públicos do Estado de Minas. Ocorre que em seu Art. 3º, II, ocorre discriminação ao policial civil, que é a única carreira do serviço público civil a não contar com esse benefício, medida extremamente discriminatória;

Auxílio-saúde;

Participação das entidades representativas de classe no trabalho de modernização em desenvolvimento pelo CEMA (Conselho Estadual de Modernização Administrativa), com amplo debate com a categoria, notadamente, os cargos da base da PCMG, acerca da modernização da Instituição;

Vacinação para todos os servidores da Polícia Civil, que estão na linha de frente nesse momento de combate a pandemia da Covid-19;

Imediato Cumprimento da Cadeia de Custódia;

Gratificação por Escolaridade;

Promoções e progressões.

Segundo o presidente do Sindpol/MG José Maria de Paula “Cachimbinho”, a pauta conjunta, juntamente as reivindicações dos policiais civis, foram apresentadas à Chefia, pois a categoria não suporta mais o sucateamento e aguardam respostas.

O chefe da PCMG, Dr Joaquim Francisco disse que fará o possível para melhorar a Instituição, ouvindo também as demandas trazidas pelas entidades de classe que representam a Polícia Civil.