SINDPOL/MG realiza inspeção sindical no Hospital da Polícia Civil e na Seção de Perícias Médicas.

Após várias reclamações de filiados e usuários dos serviços do ambulatório da Polícia Civil e da seção de perícias médicas, o SINDPOL/MG realizou inspeção nessas duas unidades de saúde se deparou com um estado completo de abandono, sucateamento e precariedade.

Um ofício já foi encaminhado ao Chefe de Polícia solicitando providências emergenciais, que visem restabelecer o funcionamento pleno e necessário do Hospital da Polícia Civil, que na verdade é um ambulatório clínico para atendimento de baixa complexidade; bem como o restabelecimento do funcionamento apropriado da Seção de Perícias Médicas que funciona precariamente no 4º andar da Federação Mineira de Futebol.

Enquanto isso… Governador inaugura Hospital da Polícia Militar:

O Governador esteve presente na inauguração das novas instalações do Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira da Polícia Militar (HPM), em Belo Horizonte. A construção dos prédios de serviços e de ambulatórios vai ampliar a capacidade e melhorar a qualidade dos atendimentos. Foram investidos R$ 24 milhões nas obras e aquisição de equipamentos, recursos do Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM). Uma obra que só a parte física custou mais de R$ 20 milhões. De acordo com o governador “a obra moderniza e expande as instalações do Hospital Militar para atender a toda a família militar de Minas Gerais. É uma obra moderna que certamente vai aprimorar ainda mais o atendimento à saúde, que já é modelar, pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, aqueles que integram essas corporações”, destacou o governador.

Com as novas instalações, o prédio histórico do HPM passará a atender especificamente os procedimentos de internação de maior complexidade, com a possibilidade de criação de novos serviços e ampliação do número de leitos hospitalares.

A construção do prédio de ambulatórios, anexo e interligado à edificação já existente, ampliará a capacidade de atendimento em até 40%. O número de consultórios passará de 54 para 74. A estrutura possibilitará o aumento da oferta de consultas, centralizará o atendimento ambulatorial das 36 especialidades médicas, além de 12 equipes multidisciplinares em atuação.

Há também uma clínica de fisioterapia, incluindo estrutura para fisioterapia aquática, centro para cirurgias de pequeno porte, clínicas de psicologia e psiquiatria e setor de arquivo de prontuários. As obras foram iniciadas em 2008 e estavam previstas no planejamento estratégico do HPM.

“O esforço do nosso governo nos últimos anos, desde o início de 2003, tem sido nesse sentido, de ao mesmo tempo levar a nossa Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, como também à nossa Policia Civil e o sistema penitenciário no âmbito do sistema de Defesa Social a um patamar de excelência no seu aprimoramento no sistema federativo brasileiro em um processo contínuo e permanente”, destacou Anastasia.

Prédio de serviços

O prédio de serviços foi projetado para abrigar a rouparia, alojamento da residência médica, farmácia hospitalar, laboratórios de manipulação, de análises clínicas, de anatomia patológica, banco de sangue, seções administrativas do centro farmacêutico, almoxarifados e serviços de conservação e limpeza. As novas instalações vão centralizar os serviços de suporte ao hospital facilitando o abastecimento, o processo de distribuição, controle e recebimento de mercadorias. A interligação entre os três prédios facilitará esse processo.

“Esse esforço nós realizamos em nome da sociedade de Minas Gerais. Não podemos imaginar um Estado desenvolvido, próspero, se não houver a segurança pública como sustentáculo da família, como sustentáculo dos empregos, como sustentáculo da atração de empresas no nosso Estado. Aonde reina a insegurança, aonde reina a intranquilidade nós jamais poderemos ter de maneira clara, sofismável, robusta, uma fortaleza de desenvolvimento. Daí porque Minas Gerais se orgulha de ser ao longo dos últimos anos o Estado que mais vem investindo em segurança pública em relação ao seu orçamento”, ressaltou Anastasia.

Veja o vídeo e fotos que foram feitas das unidades e também o contraste com o novo hospital da Polícia Militar inaugurao recentemente.