SINDPOL denuncia precariedade na 4ª Delegacia da Polícia Civil de Betim

11 de junho de 2025

No dia 5 de junho, o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (SINDPOL/MG) realizou uma visita técnica à 4ª Delegacia de Polícia Civil de Betim, localizada na Rua Romualda Augusta de Melo, 217, no Centro do município. A ação foi liderada pelo presidente do sindicato, Wemerson Silva de Oliveira, com o objetivo de verificar in loco as condições de trabalho dos policiais civis e ouvir as principais demandas da unidade.

Durante a inspeção, o SINDPOL/MG constatou uma situação alarmante: o prédio apresenta infiltrações generalizadas, comprometendo a estrutura física da delegacia e colocando em risco a saúde e a segurança dos servidores e da população atendida. Outro ponto crítico é a grave falta de efetivo, o que tem gerado sobrecarga de trabalho para os poucos policiais que atuam no local.

Na unidade só há cinco investigadores e três escrivães e não há delegado de polícia destacado exclusivamente para atender no local. Além disso, das três viaturas caracterizadas da delegacia, todas elas não possuem rádio comunicador e uma delas não nem giroflex ou compartimento, conhecido como gaiola, para o transporte de presos.

Além da fiscalização, a visita também teve caráter informativo. Os dirigentes sindicais apresentaram aos servidores as ações recentes do sindicato, esclareceram dúvidas sobre temas como promoções, carreira, recomposição salarial e estrutura de cargos, e reforçaram o compromisso da entidade com a valorização da categoria.

“O que vimos aqui é inaceitável. Os policiais civis estão trabalhando em condições precárias, sem estrutura mínima e com efetivo reduzido. Vamos cobrar providências urgentes do Governo de Minas. O descaso com a segurança pública não pode continuar”, afirmou Wemerson Silva de Oliveira.

O SINDPOL/MG já está elaborando um relatório detalhado da visita, que será encaminhado às autoridades competentes, com exigência de medidas imediatas para garantir melhores condições de trabalho aos policiais civis da 4ª Delegacia de Betim.

A atuação do sindicato segue firme na defesa da categoria, com visitas constantes às unidades policiais em todo o estado e luta permanente por dignidade, valorização e respeito aos servidores da segurança pública mineira.

Confira o vídeo da fiscalização:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SindpolMG (@sindpolmgoficial)