Sindicato na luta pelo fortalecimento e defesa institucional no interior: Departamento jurídico do Sindpol/MG contra-ataca e rechaça sentença que afastou seis policiais em Almenara/MG
Não bastassem as condições precárias, heroicas e prestação de serviço na regional de Almenara/MG, juíza local afasta seis investigadores acolhendo denúncia de abuso de autoridade. A decisão judicial se embasou no artigo 512, da Lei 15301, que foi declarada inconstitucional por afastar policias de suas funções sem o devido processo legal. Além de, causar prejuízo à prestação de serviço da Polícia Judiciária, a população local, a referida medida também prejudica a carreira dos policias, sem falar nos transtornos e impactos na vida particular e familiar de cada um.
Em recente inspeção sindical o Sindpol/MG constatou condições péssimas e inimagináveis de prestação de serviço em um prédio que antes abrigara uma padaria, conforme fotos ao lado. É importante destacar que, se na capital, muitas vezes a prestação de serviço fica comprometida por completa escassez de meios, condições e efetivo, nas regiões mais longínquas do Estado, esse comprometimento e quase colapso administrativo, ainda é maior e salta aos olhos da própria população local.
A direção do sindicato já está acionando a nova administração superior da PCMG para um acompanhamento mais detido ao caso.
Na tarde de hoje (09/02), o investigador de policia Cláudio Irenio Souza, também filiado ao Sindpol/MG, reiterou as informações acerca das condições e da situação da regional de Almenara/MG. A direção sindical reforçou o compromisso de acompanhar e buscar soluções para esse grave quadro.
Veja ao lado a cobertura da imprensa a respeito do caso.