Presos divulgam fotos em perfil de rede social.

Presos divulgam fotos em perfil de rede social

Detentos do Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia, no Triângulo, criaram um perfil falso no Facebook, no qual divulgam fotos e comentários do dia a dia deles na prisão. Supostamente postadas de um smartphone, as imagens repercutiram nas redes sociais e geraram polêmica, já que expõem a fragilidade do sistema de fiscalização em alguns presídios do Estado, onde o uso de celulares é proibido. De acordo com dados do perfil, as postagens são feitas desde dezembro de 2013.

Nelas, os presos se divertem com fotos irreverentes, legendadas com frases que fazem referência a músicas populares, como “Ta aí! Malandro é malandro, e mané é mane kkkkkkk” e “ousadia e alegria”. Outros exemplos de textos que acompanham as 32 imagens do perfil são “Tamo aí na cadeia”, “A banca em peso” e “Mais um dia caminhando pra vitória”.

As imagens mostram alguns presidiários dormindo, fazendo carinho uns nos outros e fumando. Apenas duas das fotos, de notas de R$ 100 e de uma motocicleta, não teriam sido registradas de dentro do presídio, segundo o diretor da unidade, Adanil Firmino da Silva. Alguns dos 76 amigos do perfil comentam as postagens, com frases de apoio e incentivo.

Sindicância. Após tomar ciência da divulgação das imagens, na última segunda-feira, o diretor da unidade abriu sindicância para apurar o caso. Condenados por furto, roubo e tráfico de drogas, os 13 detentos que aparecem nas fotos estão passando pelo Conselho Disciplinar do presídio, em celas separadas e ficarão 30 dias sem banho de sol e sem visitas, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social.

“Eles negam tudo, e não encontramos nenhum celular. Nossa apuração é para saber como as fotos foram tiradas. Pretendemos ouvir os envolvidos até a próxima segunda-feira. Depois enviaremos o caso à Policia Civil, para que possa ser aberto inquérito criminal”, afirmou Silva.

Perfil da unidade

Lotada. Maior presídio de Uberlândia, a unidade tem capacidade para 940 presos e atualmente está com mais de 1.800 penitenciários. Antes das visitas, familiares e amigos dos presos passam por detector de metal manual. No entanto, segundo o diretor, foram encontrados 75 celulares dentro da unidade neste ano.

Neves. Dois homens foram presos ontem após tentarem arremessar celulares e drogas para detentos do Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Neves, na região metropolitana. Segundo a Seds, eles estavam em uma moto, ao lado do muro da unidade, quando foram flagrados por agentes penitenciários.

Fonte: O Tempo