Prefeitura anuncia 6,2% de reajuste a servidores

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, ontem, o aumento de 6,2% no salário de todos os servidores municipais. O reajuste passa a valer em dezembro de 2013. De acordo com os cálculos feitos pela prefeitura, o reajuste terá impacto de R$ 160 milhões na folha salarial de 2014.

Também foi reajustado o vale-refeição, que passará dos atuais R$ 15 por dia para R$ 16. A PBH alega que a inclusão de R$ 1 no benefício é significativo, uma vez que vai gerar gasto de R$ 5 milhões a mais por ano. O Executivo municipal ainda destacou que, em 2008, o vale-refeição era de apenas R$ 5.

O aumento afeta, também, os guardas municipais, que, na noite de ontem, decidiram colocar fim à greve iniciada anteontem. Eles chegaram a um acordo com a prefeitura, que aceitou criar um cronograma de negociação para discutir as reivindicações. Com a decisão, os guardas deixaram a sede da corporação na noite de ontem, na avenida dos Andradas, no centro, que, desde o início da paralisação, estava ocupada por cerca de 200 manifestantes.

Além dos 6,2% de reajuste em dezembro, os guardas municipais – que inicialmente reivindicaram 25% de aumento – também vão ter aumento de 13% retroativo a janeiro deste ano. O projeto de lei com a indicação das melhorias salariais está em tramitação na Câmara.

Pauta. Outras reivindicações dos guardas municipais serão negociadas nas próximas reuniões. Entre elas, está a melhoria no equipamento de proteção, com a possibilidade de os agentes usarem arma de fogo. A prefeitura informou que estuda regras para poder armar a guarda municipal, seguindo as determinações do Estatuto do Desarmamento.

Belo Horizonte conta com cerca de 2.300 guardas municipais. O salário inicial da categoria é de R$ 1.300.

Fonte: O Tempo