O Estado de Minas Gerais registrou, em média, cerca de dez homicídios por dia no ano de 2012. Os números assustadores foram divulgados pela da Polícia Civil (PC), nesta sexta-feira (4). Dos crimes registrados, cerca de 700 aconteceram em Belo Horizonte, média de dois assassinatos diariamente.
Na capital mineira, o delegado chefe do Departamento de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Wagner Pinto, afirma que as regiões norte e oeste são as mais críticas, concentrando 45% das mortes. O tráfico de drogas e a proximidade com cidades como Ibirité e Ribeirão das Neves seriam os motivos.
Com a chegada do crack, a rotatividade é muito grande nos pontos de tráfico ilícito de drogas e conflitos ocorrem pela posse do local, pela disputa dos pontos, pelas dívidas de drogas e, então, isso aí proporciona uma incidência maior de homicídios.
Atualmente, existem no DHPP cerca de 5.000 investigações de homicídios em aberto. Normalmente, a PC precisa de cerca de seis meses para solucionar um inquérito, mas alguns já existem há 12 anos. O acúmulo, segundo Pinto, é devido à falta de condições para que os procedimentos fossem feitos corretamente.
Fonte: http://noticias.r7.com
Disponível em:http://noticias.r7.com/minas-gerais/noticias/policia-registra-media-de-10-homicidios-por-dia-em-mg-em-2012-20130105.html