Clima descontraído, bate papo, café da tarde, palestra, dinâmicas e sorteio de brindes, assim foi o 1º Chá da Tarde com Elas, promovido pelo Sindpol/MG, na última quinta-feira (20), em referência ao Outubro Rosa, mês de conscientização ao Câncer de Mama.
Cerca de 45 mulheres, entre elas policiais civis e colaboradoras do Sindpol/MG, participaram do evento.
A diretora de assuntos da mulher, Vânia Corrêa, abriu o evento falando da importância deste momento de confraternização e da conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama.
O presidente do Sindpol/MG, Wemerson Oliveira, deu as boas-vindas às policiais civis e falou da importância deste momento, da união dos policiais civis e principalmente da participação das mulheres na Instituição.
Após a palavra do presidente do Sindpol/MG, Wemerson Oliveira e da diretora de assuntos da mulher, Vânia Corrêa, a palestrante, Ingrid Karen – Especialista em MMG, graduada pela UFMG, falou sobre o câncer de mama, a importância do autoexame na descoberta da doença ainda no início, pois as chances de cura aumentam quando tratada no começo. Explicou como funciona a mamografia e a necessidade deste exame.
A palestrante Ingrid Karen fez uma dinâmica com as presentes, de encher um balão com uma frase positiva, todas as mulheres jogaram o balão para o alto e pegaram aleatoriamente, estouraram e leram a mensagem.
O Sindpol/MG também fez uma dinâmica com as presentes, entregou um balão levemente cheio, com um feijão-cru dentro, as mulheres foram apalpando até conseguirem pegar este feijão, que dava a sensação de um caroço. Este caroço foi uma forma simbólica de mostrar que as mulheres precisam tocar as mamas, realizando o autoexame e, caso encontre algum carocinho, deve procurar ajuda médica para a realização de exames. Descobrir o câncer de mama no começo, aumentam as chances de cura.
Após este momento vários brindes foram sorteados, todos fornecidos pelos parceiros do evento, como a Vênus, que deu uma mamografia gratuita; a Reabilitar Odontologia Especializada, que sorteou limpeza de dente; o Sesc, que forneceu brindes; a Espaço Laser, que deu voucher de 10 sessões de depilação a laser nas axilas e a empresa Distribuidora Batista, que deu diversos brindes para sortear.
A diretora de assuntos da mulher, Vânia Corrêa, encerrou o evento agradecendo as policiais civis pela presença, falou da importância da sindicalização para o fortalecimento da entidade de classe na luta pela categoria. Agradeceu também aos parceiros no evento e as colaboradoras do Sindpol/MG.