Como em todos os anos o Sindpol/MG aderiu a campanha outubro rosa e enfatiza a importância de se fazer os exames regularmente e consultas médicas periódicas, pois o câncer quando descoberto no início aumentam as chances de cura.
Instituto Mário Penna
No mês de outubro, o Instituto Mário Penna promove uma grande campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. No Instituto Mário Penna, a abertura da iniciativa acontece amanhã, dia 2 de outubro, com um evento interno de humanização que contará com a participação de pacientes com câncer de mama e profissionais de enfermagem. Durante todo o mês, a campanha irá realizar ações para promover a prevenção do câncer de mama, além de incentivar a participação de pacientes por meio de depoimentos sobre superação e enfrentamento da doença.
O Instituto também vai realizar 1.500 exames de mamografias sem a necessidade de passar pelo posto de saúde antes. Para poder realizar o exame, a solicitante deverá ter de 50 a 69 anos e não ter feito mamografia nos últimos 24 meses. Estes critérios são exigências do Ministério da Saúde. Dentro dessas condições, os exames de mamografia já podem ser agendados na Central de Marcação de Exames do Instituto Mário Penna pelo telefone (31) 3349-1212.
A mastologista do Instituto, Kerstin Kapp Rangel, afirma que a forma de fazer um diagnóstico mais eficiente é realizar o controle anual com mastologista, mamografia regularmente e autoexame mensal. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), se a mulher tem diagnosticado um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%.
Sobre o Câncer de Mama
Ainda de acordo com o Inca, o câncer de mama é o mais comum tipo em mulheres em todo o mundo. A cada ano, a América Latina tem cerca de 115 mil novos casos, sendo cerca de 60 mil provenientes do Brasil.
A mastologista Kerstin Kapp Rangel explica que o surgimento da doença está diretamente relacionado à exposição ao estrogênio. “Por isso, entre fatores de risco, destacam-se dois mais importantes: pertencer ao sexo feminino e a idade. Quanto mais velha a mulher, maior o seu risco em adoecer da neoplasia”, afirma. “A relação do câncer de mama com a genética é bem menos significativa. Apenas cerca de 5% de todos os casos estão relacionados à mutações genéticas familiares e hereditárias. A enorme maioria dos casos são esporádicos”, completa.
A mastologista lembra, ainda, que a doença também pode acometer homens, representando 1% do total de casos. “A idade de acometimento é acima de 65 anos, através de nódulos endurecidos próximos ao mamilo comprometendo mais frequentemente a pele”, detalha.
O progresso na medicina diagnóstica e terapêutica, entretanto, tem possibilitado a cura para casos de câncer de mama diagnosticados precocemente. Além disso, o diagnóstico em fases iniciais da doença aumenta as chances de cura e permite oferecer um tratamento mais eficaz e menos agressivo. “O tratamento do câncer de mama é baseado em três pilares: a cirurgia, a radioterapia e o tratamento sistêmico (hormonioterapia, quimioterapia, etc)”, explica Kerstin.
Campanha Outubro Rosa
Com o objetivo de despertar a ideia da prevenção e a importância do diagnóstico precoce, a campanha busca difundir informações a respeito da doença e o engajamento da população ao longo de todo o mês. A intenção é promover a conscientização sobre o câncer de mama para além da realização da mamografia anual. Ela busca principalmente ressaltar a importância do diagnóstico precoce por meio da avaliação de exames físico e clínicos e incentivar as mulheres a manterem hábitos de vida saudáveis, como a ingestão de frutas e legumes que contêm vitaminas e fibras que auxiliam nas defesas naturais do corpo.
De acordo com o presidente do Instituto Mário Penna, Paulo José de Araújo, a campanha Outubro Rosa é uma oportunidade de colocar em evidência uma das doenças que mais atinge mulheres no Brasil. “O Instituto Mário Penna realiza a campanha porque considera que a promoção de saúde e a prevenção ao câncer são pontos prioritários para o bem-estar da sociedade”, afirma. “Isto também está na nossa Visão Institucional – ‘Ser uma instituição de referência em prevenção, diagnóstico, ensino e pesquisa em câncer’. Desta forma, campanhas de prevenção ao câncer estão intrínsecas a nossa atuação e razão de existir, e o Outubro Rosa é a maior delas”, completa.
Fonte: Instituto Mário Penna (com adaptações)