Onze cidades brasileiras estão entre as 30 mais violentas.

Onze cidades brasileiras estão entre as 30 mais violentas

O Brasil tem 11 das 30 cidades mais violentas do mundo. Levantamento do Escritório sobre Drogas e Crime das Nações Unidas com base em assassinatos ocorridos no ano de 2012 aponta Maceió como a quinta cidade em homicídios por cada 100 mil habitantes. Fortaleza está na sétima posição, e João Pessoa, em nono.


A América Latina desbancou a África como a região mais violenta. Já Honduras é hoje o país com maior número de assassinatos por 100 mil habitantes. O índice registrado naquele país aponta para o que os pesquisadores chamam de “situação fora de controle”. O segundo país mais violento é a Venezuela, seguido por Belize e El Salvador.

De acordo com a pesquisa da ONU, foram assassinadas 437 mil pessoas em 2012, das quais 36% nas Américas, a maior parte na Central e na do Sul. O Brasil é o país com mais cidades na lista da violência, seguindo pelo México, com seis – ambos são os países mais populosos da América Latina. Venezuela e Colômbia têm três cidades, e Honduras e Estados Unidos, duas.

Além de Maceió, Fortaleza e João Pessoa, foram listadas pelo levantamento das Nações Unidas Natal (12ª posição); Salvador (13ª); Vitória (14ª); São Luís (15ª); Belém (23ª); Campina Grande (25ª); Goiânia (28ª); e Cuiabá (29ª).

Para os pesquisadores da ONU, o elevado índice de homicídios na América Latina está ligado ao crime organizado e à violência política, que persiste há décadas nos países latinoamericanos. A maior parte das mortes (66%) foi provocada por armas de fogo.

Causas. Os cartéis do narcotráfico mexicanos são citados como responsáveis pela violência também em Honduras, El Salvador e Guatemala, países que integram rotas de distribuição de drogas que têm como destino os Estados Unidos. Já na Venezuela, os assassinatos são atribuídos à violência urbana.

A pesquisa da ONU confirma dados sobre violência apresentados em levantamento elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal AC divulgado em março deste ano. Segundo a pesquisa mexicana, o Brasil é o país com mais municípios no ranking: 16; e Maceió, a quinta cidade mais violenta do mundo.

O México aparece em segundo, com nove. Apenas sete cidades da lista não estão na América Latina: quatro dos Estados Unidos (Detroit, Nova Orleans, Baltimore e Saint Louis) e três da África do Sul.

Acusada de matar grávida é agredida
Acusada de matar Suelen de Souza Salles, 26, que estava grávida de seis meses, Flávia da Silva Ramos, 33, foi agredida por familiares da vítima ao deixar a delegacia em que estava presa, em Niterói, para ser levada ao presídio Feminino de Bangu, nessa quinta.

Ela teve o cabelo puxado e foi xingada de assassina e prostituta. Familiares também levantaram placas com a foto da vítima e o pedido de justiça. “Estamos desde as 8h esperando para ver essa vagabunda ir para a prisão”, disse a auxiliar de escritório Cristian Ribeiro, prima de Suelen.


Marcola sairá de isolamento
Pão Paulo.
O principal líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, obteve liminar para deixar o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) da Penitenciária de Presidente Bernardes.

“É certo que, em todo o vasto conjunto probatório do insólito plano (de fuga), não há indícios de ter sido ele ordenado/planejado pelo ora paciente”, disse o desembargador Péricles Piza.

Fonte: O Tempo