O Papel do SINDPOL na Defesa dos Direitos dos Policiais Civis

21 de agosto de 2024

Você já sabe que nosso sindicato luta pelos servidores da Polícia Civil. Porém, que tal conhecer um pouco melhor a forma como o SINDPOL atua na defesa dos direitos policiais? Afinal, além de um discurso bonito, é necessário apresentar ações concretas que mostrem nosso engajamento em prol da categoria.

Sendo assim, no artigo de hoje, você vai entender o que a atual gestão tem feito para buscar o reconhecimento e a valorização da Polícia Civil. Vamos apresentar ainda os benefícios de ser um filiado e também as formas de apoio que podemos oferecer a você. Esperamos que a leitura seja esclarecedora. Aproveite!

O SINDPOL e a luta pelos direitos policiais

O SINDPOL é um sindicato para policiais civis que surgiu no final de 1988, tendo como objetivo estar ao seu lado na busca por:

• melhores condições de trabalho;
  • salários justos;
  • segurança para todos os servidores.

Porém, como fazemos isso? Você sabe dizer quais ações realizamos para lutar por seus direitos enquanto policial civil? Se a sua resposta for “não”, suas dúvidas vão acabar agora!

O SINDPOL atua, com sua atual gestão, por meio de diálogos com diferentes entes sociais. Assim, há conversas constantes com:

• representantes do Governo do Estado, a nível local e federal;
  • a chefe da Poĺícia Civil aqui de Minas Gerais, Dra. Letícia Gamboge;
  • presidentes de importantes instituições, incluindo Fecomércio, CDL e Fiemg;
  • a imprensa, relatando os problemas vivenciados pela Segurança Pública mineira e a falta de valorização dos policiais civis.

Também realizamos, quando necessário, manifestações públicas, sempre ordeira e pacificamente. O objetivo aqui é requisitar, de forma mais enfática, respostas do governo.

Outra forma de atuação do SINDPOL na luta pelos direitos policiais é por meio da promoção de audiências públicas. A ideia aqui é cobrar medidas necessárias das autoridades e barrar projetos que prejudicam e causam danos à carreira da Polícia Civil.

Como um sindicato para policiais civis pode defender sua categoria

Com o que apresentamos no tópico anterior, fica mais fácil entender a atuação do SINDPOL na defesa dos policiais civis. Porém, queremos trazer exemplos práticos de como você pode contar com as ações do nosso sindicato.

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que se filiar a um sindicato dá mais força às negociações da categoria na busca por salários justos e boas condições de trabalho. Além disso, junto ao sindicato, você consegue ter acesso a apoio judicial.

Também vale ressaltar que se torna mais fácil cobrar ações do legislativo. Seja para aprovar leis que beneficiem a categoria ou modificar aquelas que possam ser prejudiciais.

Ações jurídicas do SINDPOL

No que se refere às ações do SINDPOL, damos apoio aos policiais civis na condução de diversas ações jurídicas, incluindo:

• Adicional noturno – cobrança que equivale a 20% da hora normal trabalhada entre 22:00 de um dia às 05:00 do dia seguinte;
  • Hora extra – cobrança para o policial que trabalha mais do que 40 horas semanais, sem compensação;
  • Gratificação de incentivo ao exercício continuado – cobrança dos reflexos no 13 e férias para os policiais da ativa e aposentados que receberam a gratificação do continuado dos últimos 5 anos;
  • Férias prêmio – indenização para as férias prêmio após 29/02/2004;
  • Adicional de desempenho – ação para pagamento do ADE de janeiro a setembro do ano de seu reajuste;
  • Exercício de cargo em comissão na Inspetoria – cobrança para remunerar cargo de chefia no âmbito da PCMG;
  • Desvio de função – indenização do exercício de função em outro cargo de maior remuneração.

Cobranças feitas pelo SINDPOL

Outro ponto que queremos destacar são as cobranças que temos feito junto a órgãos e entidades oficiais, dentre as quais destacamos:

• recomposição das perdas inflacionárias, que chegam a 42%;
  • reformulação da Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil;
  • modificações na PLC 64 e 65;
  • desburocratização da investigação criminal;
  • resgate da integralidade e paridade para os novos policiais civis, direito retirado na última reforma previdenciária;
  • projeto IPSEMG, voltado à prestação de serviço à saúde dos policiais civis;
  • déficit de efetivos.

Por que fazer parte do SINDPOL

O SINDPOL oferece vários benefícios para seus filiados. Por isso, temos convênio com diferentes instituições, incluindo:

• óticas;
  • farmácias;
  • centros de idiomas;
  • escolas, faculdades e universidades;
  • pousadas e hotéis;
  • clínicas odontológicas e de saúde;
  • psicólogos;
  • lojas de construção e de artigos para carros;
  • serviços de telefonia e internet etc.

Por meio dessas parcerias, você consegue ter acesso a vários descontos (que podem chegar a mais de 60%) na compra de serviços ou produtos.

Quem é filiado também tem acesso à defesa jurídica especializada no que diz respeito à garantia de direitos como:

• adicional noturno;
  • hora extra;
  • gratificação de incentivo ao exercício continuado;
  • férias prêmio;
  • adicional de desempenho;
  • ajuda de custo/auxílio alimentação;
  • exercício de cargo em comissão na Inspetoria;
  • promoção e progressão.

Como deu para perceber ao longo do texto, o SINDPOL tem forte impacto na luta pelos direitos e pela valorização da Polícia Civil aqui de Minas. Além de trabalhar na questões jurídicas e políticas, nós também buscamos o bem-estar da categoria por meio das parcerias comerciais e de serviços.

Lembre-se: nosso objetivo é estar ao seu lado garantindo a valorização da categoria e uma segurança pública de alta qualidade.