Novos parceiros nas buscas por desaparecidos.

Cerca de quatro crianças e adolescentes desapareceram por dia, em todo o Estado, neste ano, segundo a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida da Polícia Civil. As informações foram divulgadas na manhã de ontem, logo após o lançamento do programa Alerta Minas, que objetiva o cumprimento de uma lei federal, que prevê a busca imediata de crianças e adolescentes.

Segundo a delegada Cristina Coelli, o Alerta Minas é uma parceria entre polícias, prefeituras e estabelecimentos comerciais – como hotéis e motéis – das 853 cidades mineiras. "Essa teia de informações já existe na região metropolitana, com cerca de 20 mil parceiros, e será ampliada para todo o Estado até março do ano que vem", disse.

Ainda de acordo com ela, um dos dados que apontam a urgência desse programa foi a colocação de Minas Gerais em terceiro lugar – atrás somente de São Paulo e Goiás – no ranking de Estados com maior tráfico de pessoas, seja para exploração sexual, transplante ilegal de órgãos ou trabalho escravo, divulgado pelo Ministério da Justiça. Nos últimos quatro anos, o número de desaparecidos em Minas, tanto de adultos como de crianças, aumentou 114%, passando de 1.541 em 2008, para 3.309 neste ano.

Capacitação. Algumas medidas para colocar o programa em funcionamento no ano que vem já começaram. Um exemplo é o processo de capacitação à distância de profissionais da Polícia Civil em várias regiões do Estado, que começou ontem.

 

Fonte: Portal Jornal O Tempo, 11 de dezembro de 2012