SINDPOL

Notícia

Notícias do CONASP Conselho Nacional de Segurança Pública.

CONASP

Notícias do CONASP Conselho Nacional de Segurança Pública.

Notícias do CONASP Conselho Nacional de Segurança Pública.

No período de 05 a 07 de junho aconteceu a 22ª reunião do CONASP em Brasília DF e o nosso Conselheiro Denílson Martins Presidente do SINDPOL/MG indicado em representação da Confederação Brasileira dos Policiais Civis teve sua participação destacada nesse evento.

O objetivo central da pauta constituído pela mesa diretora era a discussão do projeto 3734/2012, que disciplina a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela Segurança Pública nos termos do § 7º do artigo 144 da Constituição Federal, institui o sistema único de Segurança Pública SUSP dispõe sobre a segurança cidadã e da outras providências.  O Projeto de lei 370/2011 de autoria do Deputado Federal Alessandro Molon, que estabelece princípios e diretrizes para promoção e instalação de programas, projetos e ações de pacificação social, policiamento comunitário e unidades de Polícia pacificadora ou órgãos assemelhados em todo território nacional e da outras providências.

Outro tema de debate e explanação foi o debate com o Dr. José Monteiro Diretor de Operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para grandes eventos SESGES, onde foram demonstradas as ações de Governos Federais e Estaduais nos eventos internacionais que ocorreram em nosso país em 2013 e 2014 e dos seus respectivos impactos e reflexos na Segurança Pública.

O tema central debatido, SUSP contou com a apresentação estratégica, no dia 05 do Dr. Fausto Santos, representante do Ministério da saúde que abordou um funcionamento do SUS e a regulação normativa do Ministério que disciplina todas as ações, operações e investimentos para saúde em nível de Brasil com vistas à implementação da gestão plena e da universalidade da prestação de serviço à população brasileira. A intenção do CONASP era traçar uma linha paralela entre o funcionamento do SUS e o possível funcionamento do SUSP, suas peculiaridades, seus desafios e os pontos de convergência para implantação de uma política unificada e centralizada de Segurança Pública em todo país. Os Conselheiros argumentaram junto com o palestrante sobre o histórico do sistema de Segurança Pública de nosso país, cujo modelo se concentra nos estados membros, e não em uma estrutura central nacional como ocorre no Ministério da Saúde que tem total controle das ações, investimentos e fiscalização através de suas agências, além de uma rigorosa padronização normativa. Fato que no caso da Segurança Pública, há uma total lacuna normativa e de gestão por parte do Governo Federal. Fragilidade que com certeza deve ser suprida com a criação de uma estrutura específica para se gerir todo contencioso de Segurança Pública, Defesa Social e Defesa de Fronteira, além de coordenar ações e Políticas Públicas de prevenção, repressão qualificada e ações transversais com polaridade no enfrentamento aos problemas das drogas, violência urbana, da pratica de atos infracionais a questão das execuções da pena, dentre outros. Foi sugerido nesse debate a criação do MINISTÉRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA com atribuições e dotações orçamentárias  específicas para esta temática, substituindo a diminuta,  tímida e hipossuficiente da atual SENASP e do Ministério da Justiça que já tem várias outras atribuições em sua pasta.

Esses debates ocorridos no dia, 05 foram também corroborados no dia seguinte no debate e na fala do atual Presidente da Comissão de Legislação e Justiça e Ex Presidente da Comissão de Segurança Pública e combate ao crime organizado Efraim Moraes Júnior que acentuou que os grandes problemas porque atravessa o desafio da Segurança Pública no Brasil passa pela dinâmica da gestão e do financiamento. “É preciso que o Governo Federal assuma de vez e de forma definitiva e decisiva o protagonismo, a gestão e o financiamento da política de segurança pública nesse país que não pode mais ser apenas uma janela virtual nas ações do Ministério da Justiça.”

O Deputado, reconhecendo que o projeto 3734/2012 realmente não atende as demandas da sociedade por todos os motivos já elencados se prontificou e se colocou a disposição para receber as contribuições e sugestões dos membros do CONASP, disponibilizando ainda espaço para que uma comissão de 3 membros à escolha do CONASP possa participar dos trabalhos da Comissão de Segurança Pública e sua relatória na apreciação e tramitação do referido projeto, por entender possuir o CONASP condições de enriquecer sob maneira a matéria em estudo, pois um gargalo tão grave quanto esse da segurança pública não pode ficar sem solução ou ainda somente a cargo dos estados, dos municípios ou do Congresso Federal. Como já apregoa a Constituição Federal segurança pública e direito e interesse de todos.

Nesse sentido, após explanação de todos os Conselheiros ficou claro que o projeto 3734/2012 não contempla em nada o ideal de Política Nacional de Segurança Pública coordenada sob a ótica de um sistema único, por isso o CONASP  e a sociedade civil organizada deveram no prazo de 120 dias apresentar uma proposta e ante projeto de uma estrutura nacional para o sistema único de segurança pública, gerida por um Ministério específico com articulação dos demais entes federados e para isso deve-se propor uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) alterando o artigo 144 da CF. E o funcionamento do SUSP deverá comportar conselhos triparti dites no âmbito dos Estados com representantes dos segmentos dos gestores dos trabalhadores e da sociedade civil nos moldes em que se opera hoje com o SUS.

Outros debates e constatações importantes também foram elencados nessa temática como a estratégia nacional de justiça CNP e CNJ, em que se constatou o sucateamento das Policias Judiciárias nos últimos 10 anos o que redundou na queda dos níveis de resolutividade de inquérito; falou-se também do abandono da CONSEG em 2009 com seus princípios e diretrizes aprovados com mais de meio milhão de participantes dentre outros debates.

Veja a programação desse importante evento

 

Autor do post

Cargo não definido

Não há biografia disponível para este autor.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um filiado e tenha benefício exclusivos

Sindicalizar-se é proteger sua carreira. Venha para o SINDPOL-MG!

Posts Relacionadas

Este post não possui categorias associadas.