Marcio Lacerda anuncia que passagem em Belo Horizonte vai ter redução de R$ 0,05.

O prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda anunciou no fim da manhã desta quinta-feira (20) a redução da passagem do transporte coletivo. Os usuários de ônibus passarão a pagar R$ 2,75 ao invés dos R$ 2,80 cobrados atualmente.

A decisão veio após cinco dias de manifestações na capital mineira, que começou na abertura da Copa das Confederações no último sábado (15). Na segunda (17) houve um confronto entre manifestantes e polícia, que culminou em uma reunião na tarde desta quarta-feira (19) entre comandantes da Polícia Militar de Minas Gerais, Ministério Público e entidades ligadas aos Direitos Humanos.

Também nessa quarta, o prefeito havia anunciado que iria enviar à Câmara Municipal um projeto de lei propondo a isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A redução da passagem foi anunciada em reunião nesta manhã.

Cuidado

A redução foi anunciada como uma reposta às manifestações dos belo-horizontinos. Porém, a decisão terá consequências. É que a medida acarretou em uma renúncia fiscal para a prefeitura, uma vez que para ser possível a redução, ela estará abrindo mão do ISSQN. Essa renúncia varia entre R$ 20 e R$ 25 milhões por ano, já que a margem de lucro das empresas que realizam o transporte coletivo na capital não será diminuída.

Desta forma, algumas obras de infraestrutura em Belo Horizonte serão adiadas para os próximos anos, porém, o prefeito não informou quais dessas obras poderão ser prejudicadas. "Você cancela ou adia, adia por um ano, alguns investimentos" afirmou Lacerda.

No fim de abril deste ano, a prefeitura contratou uma auditora independente para estudar o preço das passagens em BH e a qualidade do serviço no transporte público. Este trabalho deve ser concluído em novembro deste ano, quando ocorrerá uma nova discussão sobre a possibilidade de reduzir ainda mais o valor da tarifa, ou até mesmo de aumentar novamente o preço da passagem.

Manifestações

Sobre a onda de protestos dos últimos dias na capital, Lacerda afirmou que eles são "importantes" e que sempre aconselhou aos jovens que sejam "questionadores". O prefeito condenou os atos de vandalismo e revelou que um vitral da década de 1930 no prédio da prefeitura foi destruído por vândalos na noite de terça-feira (18).

Fonte: O Tempo