Após muita luta pela recomposição dos quadros da Polícia Civil no combate ao sucateamento e sobrecarga de trabalho, conforme anunciado pelo Governo no ano passado, finalmente sai o edital do concurso público com 1497 vagas para cargos na Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. São 121 vagas para o cargo de médico legista, 866 para técnico assistente da Polícia Civil, 415 para analista da Polícia Civil e 95 vagas para o cargo de perito criminal.
Esta é mais uma conquista do SINDPOL/MG que, continuamente, tem cobrado do Governo do Estado a recomposição e ampliação do quadro de efetivo da Polícia Civil. Chegamos, inclusive, a deflagrar o movimento grevista em 2011, cuja pauta reivindicatória contemplava com ítem a realização de concurso público para os respectivos cargos acima. Está ainda previsto, conforme prometido e acordado na greve e na campanha, a realização do concurso para o cargo de Investigador de Polícia, sendo sabido que pelo atual quadro quantitativo trazido com a lei 84/2005 acerca de 1300 cargos vagos. Isso sem contar com o fluxo contínuo de aposentadorias, mortes e demissões (fenômenos naturais que promovem a necessária renovação no quadro do serviço público).
A Direção do SINDPOL/MG saúda a Administração Superior da Polícia Civil, a Secretaria de Defesa Social pela iniciativa. Porém, continua na cobrança permanente pela valorização, investimento e modernização Institucional da Polícia Civil e seu operador com ênfase no concurso público permanente e ampliação dos quadros, que é necessidade vital para a segurança pública de nosso Estado.
Segue abaixo o link para baixar o edital nos respectivos cargos para a Polícia Civil:
Médico Legista
Técnico Assistente
Analista
Perito Criminal