Mais policiais civis imunizados em Minas Gerais

9 de abril de 2021

Desta vez foram os policiais civis das comarcas de Itaúna e Teófilo Otoni a receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Mesmo assim, em virtude da falta de clareza sobre um planejamento de vacinação, uma vez que policiais já foram vacinados em alguns municípios e muitos outros não, o Sindpol/MG cobrou da Chefia de Polícia um posicionamento sobre a imunização de toda a categoria, pois não há um cronograma informando quando os policiais civis do Estado serão vacinados. O sindicato solicitou também informações sobre os critérios adotados pela Chefia de Polícia na vacinação destes profissionais, como:

1) Quantas doses de vacinas serão disponibilizadas para os policiais civis?
2) Existe um planejamento de vacinação para toda a Polícia Civil?
3) A vacinação será feita com prioridade a todos os policiais civis? Quais as datas previstas para a vacinação de todos estes profissionais?
4) Quais critérios de vacinação estão sendo utilizados pela Polícia Civil, vez que em alguns municípios, por intermédio de profissionais locais junto às prefeituras, está havendo a vacinação de todos os policiais?
5) Locais onde está havendo grande índice de contaminação (surtos) haverá priorização, ainda que não sejam plantonistas?
6) Como a Polícia Civil se enquadra na nota técnica do Ministério da Saúde? Serão somente os profissionais que exercem atividades no plantão? E quais seriam especificamente estes profissionais?
7) Além dos plantonistas, os demais Policiais Civis da ativa serão vacinados com critério de prioridade? E aqueles que estão de sobreaviso, ao serem acionados, como seria o critério de vacinação? E os profissionais que precisarem retornar de férias ou de licença?
8) Onde e como será a vacinação dos Policiais Civis em Minas Gerais?
9) Os aposentados Policiais Civis serão colocados como prioridade?

O governador de Minas, Romeu Zema, informou ontem (8/4), pelas redes sociais, que o Estado recebeu mais uma remessa de 478.150 doses e dará continuidade à vacinação dos trabalhadores da saúde, idosos de 70 a 74 anos e 65 a 69 anos, e profissionais das Forças de Segurança Pública.

O Sindpol/MG segue cobrando da Chefia da Polícia Civil e do Governo de Minas a imediata vacinação de todos os policiais civis, que também são linha de frente na pandemia e estão correndo um alto de risco de contaminação.

Policiais civis relatem ao sindicato, através do Fale Conosco, no site do Sindpol/MG, como está caminhando a vacinação na sua cidade.