Helicóptero de Perrella ajudará às vítimas de chuva no Espírito Santo.

Helicóptero de Perrella ajudará às vítimas de chuva no Espírito Santo

Foi determinado pela Justiça Federal do Espírito Santo (ES), que o helicóptero da família do senador mineiro Zezé Perrella (PDT) – que foi apreendido por policiais federais com 443 kg de cocaína pura, no município de Cláudio Afonso, a 90 km de Vitória – deverá ser utilizado pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).

A aeronave, modelo Robinson 66, que está avaliada em R$ 3 milhões, deve ser usada para ajudar às famílias que foram atingidas pelas chuvas no Estado.

A decisão foi tomada pelo juiz Marcus Vinícius Figueiredo de Oliveira, e publicada nessa terça-feira (7). Segundo o despacho do magistrado, como o processo não está encerrado, até a defesa dos réus pode ficar comprometida. “Poderá exigir providências impossíveis caso a aeronave já tenha sido devolvida aos proprietários”, destacou Oliveira.

O Ministério Público Federal se manifestou de maneira diferente ao pensamento do magistrado. O órgão opinou pela não utilização da aeronave pelo Estado, além de ser contrário ao pedido de restituição formulado por Limeira Agropecuária e Participações Ltda, que detém o registro da aeronave.

O helicóptero foi adquirido por meio de leasing pela Bradesco Leasing S.A. A Limeira Agropecuária e Participações Ltda foi aberta pelo senador, que, posteriormente, doou as cotas para três herdeiros, entre eles o deputado estadual em Minas Gustavo Perrella (SDD), filho do ex-presidente do Cruzeiro.

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, relatou que, mesmo de maneira informal, o senador sabe que o helicóptero está sendo usado para ajudar as pessoas que foram atingidas pelas chuvas, e, por isso, não vai entrar com um novo pedido para reaver a aeronave.

Perrella deve pedir, novamente, a aeronave quando a situação de emergência for solucionada. “Apesar disso, não temos dúvidas de que a aeronave poderia ser recuperada. O Estado é o responsável pela manutenção do helicóptero”, afirmou Castro.

Ainda de acordo com o advogado, a aeronave não será utilizada durante as campanhas políticas.

Carro

Além do helicóptero, o magistrado permitiu ainda que o departamento de Polícia Federal use o veículo Polo Sedan, que também foi apreendido.

Robson Ferreira Dias, proprietário do carro, foi intimado e não se opôs ao uso do carro pelo órgão.

Fonte: O Tempo