Em uma bem sucedida operação denominada “Ganso”, Investigadores do Departamento Estadual Antidrogas, após quatro meses de investigações, desbarataram uma quadrilha organiza de tráfico internacional de drogas, prendendo 10 acusados, e a posteriores em suas residências cerca de 12kg de pasta base de cocaína; 18kg de cocaína pura; 6kg de crack; 6 veículos de luxo (1 Honda Civic, 1 Corolla, 1 Honda CRV; 1 Citroen C4, 1 Fox, 2 motos Honda Hornet 600cc), além de armas e munições.
Segundo as investigações, a quadrilha trazia a pasta básica de cocaína, acondicionada em aviões no compartimento de carga (por isso do nome da operação, “Ganso”) e depois fazia o preparo em uma casa no bairro Ouro Preto/BH, logo distribuía a droga para várias regiões do Estado.
Os suspeitos responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, conforme previsto no artigo da 11343/2006 com penas que variam de cinco a quinze anos de reclusão. O esquema dessa quadrilha segundo as investigações tinham ramificações em todo o Estado e, a qualquer momento poderão ser desarticulados outras células desse bando com prosseguimento das investigações.
Foram utilizados vários recursos de inteligência e tecnologia policial, alem do envolvimento direto de mais de 50 policiais do Departamento Estadual Antidrogas. As investigações foram coordenadas pela 2ª Delegacia Especializada Antidrogas.
É a Polícia Civil/MG mais uma vez mostrando que de forma técnica, jurídica e científica, podemos dar respostas de forma qualificada no enfrentamento à criminalidade violenta e complexa, e com apoio e investimento podemos produzir ainda mais.