Violência Silenciada!!!
Em entrevista para o Jornal “O Tempo”, na manhã desta segunda-feira (24), o Presidente Wemerson Oliveira comenta o Tabu: Por que Minas não disponibiliza dados de suicídios entre policias?
O presidente acredita que a omissão de dados passa por uma negligência do Estado e também por uma questão cultural, que idealiza o policial como um ‘herói’. “É uma imagem que é idealizada pela sociedade e pela própria instituição. Dizem que o policial tem vocação. Mas o que é isso? É saber trabalhar em péssimas condições e dar conta do serviço? A gente precisa lembrar que o policial é um trabalhador como outros, ele vende a sua mão de obra”, detalha.
Ele acrescenta que a omissão desses dados compromete a segurança pública. “Isso é uma forma de esconder o adoecimento que existe nas instituições”, argumenta. Para Oliveira, apesar das restrições necessárias ao repassar os dados, a fim de evitar estimular novos casos e preservar informações sobre os servidores, as polícias deveriam divulgar esse levantamento para auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas. “Esses dados são importantes para um diagnóstico e assim entender os motivos”, explica.