Em entrevista à Itatiaia, Dilma pede mais rapidez do judiciário no julgamento de processos.

A presidente Dilma Rousseff cobrou mais agilidade do poder judiciário no julgamento dos processos. Em entrevista ao vivo concedida às rádios Itatiaia e América, na manhã desta segunda-feira, Dilma falou sobre segurança pública, economia, mobilidade urbana e sobre andamento dos principais programas do governo federal em 2014, ano de eleição.

Sobre segurança pública, a presidente rebateu críticas da oposição e garantiu que seu governo nunca lavou as mãos com o problema da segurança pública nos estados. Ressaltou que o governo respeita a Constituição e pregou uma cooperação com os estados e municípios no combate à violência. Além disso, ela destacou que o governo federal age sempre que solicitado pelos estados. Neste sentido, informou que serão criadas 47.419 vagas no sistema prisional nos próximos anos.

“A questão relativa ao sistema judiciário é uma questão que envolve um outro poder. Portanto, esse é um processo de discussão que não pode ser exclusivo do Executivo, porque nós somos um país que tem uma Constituição que estabelece o respeito e a harmonia entre os poderes. Essa mobilização por uma legislação (mais dura) não basta. Nós também temos que nos mobilizar para uma maior rapidez nas decisões e também por uma legislação que não seja leniente com a violência, não proteja a violência”.

Na área da economia, Dilma ressaltou que o seu governo trabalha para manter a inflação no nível mais baixo possível. “Nós temos feito um esforço enorme para manter a inflação mais baixa possível . Esse ano, ela ficou em 5,91%, 0,1% acima do valor do ano passado. Isso está no intervalo da meta. O centro da meta é 4,5%, mas tem uma variação para cima e para baixo. Nós estamos fazendo um esforço grande para fazer a inflação convergir para o centro da meta”, disse.

Apesar de 2014 ser um ano eleitoral e de Copa do Mundo, Dilma garantiu a continuidade normal dos programas, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Os recursos do PAC não são contingenciáveis”, destacou.

Aniversário da Itatiaia

Dilma inciou a entrevista parabenizando a Rádio Itatiaia, que comemora 62 anos nesta segunda-feira. “Eu também lembro bastante da Itatiaia. Na minha infância, a gente escutava a Itatiaia. Era época também das novelas. Acredito que a Itatiaia marcou a história em Minas Gerais”, destacou.

Fonte: Itatiaia