Nos dias 2 e 3 de outubro, foi realizado no Rio de Janeiro o Congresso Extraordinário Interestadual dos Policiais Civis da Região Sudeste – CONFEIPOL Sudeste, que marcou a eleição da nova diretoria da Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis da Região Sudeste (FEIPOL-Sudeste) para o triênio 2026-2028.
O encontro reuniu representantes de sindicatos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, com foco no fortalecimento da organização sindical dos policiais civis da região. Durante os debates, foram definidas estratégias conjuntas de atuação e planos de ação voltados para a valorização da categoria, a recomposição salarial e a defesa de melhores condições de trabalho para os servidores da segurança pública.
O novo presidente é Clovis José Ferreira Guioto, que assume o cargo em 01 de janeiro 2026. O atual presidente, Wemerson Oliveira, fica no cargo até o fim de 2025.
A nova diretoria da FEIPOL-Sudeste terá papel estratégico na articulação política e jurídica em defesa dos policiais civis. Os representantes destacaram que a integração entre os estados é fundamental para enfrentar problemas comuns em todo o Brasil, como o sucateamento das estruturas, a defasagem salarial, a falta de efetivo e a negligência dos governos estaduais em relação à segurança pública.
O Sindpol/MG esteve presente e ativo no congresso, reafirmando seu protagonismo no cenário regional. O presidente do sindicato, Wemerson Oliveira, que presidiu a FEIPOL-Sudeste no último mandato e fica no cargo até 31 de dezembro de 2025, passa agora a ocupar a função de Secretário-Geral da Federação, fortalecendo ainda mais a voz dos policiais civis mineiros na articulação nacional.
Segundo Wemerson, a unidade regional é fundamental para conquistar avanços:
“A luta dos policiais civis é nacional. Só com união vamos avançar em pautas urgentes como recomposição salarial, carreira estruturada e respeito institucional. O Sindpol/MG seguirá firme nessa luta, lado a lado com os colegas do Sudeste e de todo o Brasil.”
Também representaram o Sindpol/MG no congresso os diretores Vander Gomes, Breno Almeida, Leonardo Dantas e Vânia Corrêa, reforçando a participação mineira na construção de estratégias para modernizar, valorizar e desburocratizar a Polícia Civil.