Diretoria do SINDPOL/MG participa de solenidade de inauguração da Delegacia Regional de Ouro Preto
Depois de denunciar por diversas vezes as condições precárias da cadeia pública de Ouro Preto, onde mais de 200 presos se encontravam amontoados em celas que não comportam sequer um terço deste número, além do risco que representavam para a população local e os policiais, que eram obrigados a exercer, ilegalmente, a atividade de guarda e escolta de presos, governo, prefeitura e sociedade se sensibilizaram e reformaram e readequaram as instalações, respeitando o desenho arquitetônico da cidade, patrimônio cultural da humanidade.
Parece que foi ontem que a equipe do sindicato realizou, no começo de 2008, uma inspeção sindical e encontrou ali um jovem delegado (Dr. Flávio Destro), e um inspetor (Jorge Carioca) e sua equipe, que se desdobravam com uma estrutura diminuta e sucateada, com um prédio mal cuidado, viaturas “caindo aos pedaços”, para dar segurança à sociedade ouropretana, fazendo papel de polícia judiciária, além de ter que custodiar e escoltar presos, atendendo a solicitações do Poder Judiciário. No pátio, carros quebrados, muito mato e um visitante que diariamente cruzava ponta a ponta um caminho que levava a um pasto, era um cavalo velho que passou a fazer parte da paisagem daquela unidade policial. Quatro anos depois, tudo isso mudou e com certeza para melhor.
A direção do SINDPOL/MG parabeniza todas as autoridades envolvidas neste processo de reestruturação e resgate deste sérico essencial que é a polícia judiciária de Minas Gerais naquela cidade. Ressaltando também, a importância de mudança de paradigma e conceito com a implantação da delegacia modelo, que é resultado de um trabalho conjunto e do esforço de todos: primeiro, segundo e terceiro setor, no qual o SINDPOL/MG também se insere.