Na tarde dessa quarta-feira 29/05, a Diretoria Executiva do SINDPOL/MG se reuniu para deliberar sobre assuntos administrativos da categoria, e ações estratégias para a greve geral que se iniciará no dia 10 de junho de 2013.
Os dirigentes também receberam a cordial visita do Deputado Estadual do Espírito Santo e Policial Civil, Dr. Gilson Lopes, o nosso “Dr. Gilsinho”, que em exposição com os colegas contribui muito com informações sobre os projetos de valorização e modernização que o mesmo tem defendido em benefício dos colegas capixabas, junto ao Governo daquele Estado.
O Deputado também informou que nesse momento importante do SINDPOLMG e da categoria Policial Civil, em que se busca a valorização por meio de um movimento grevista, é fundamental a busca de unidade e do espírito de corpo de toda a categoria.
Ele explicou que em seu Estado todos os benefícios que a categoria tem alcançado, foi através de muita luta e de movimento grevista, que mesmo tendo um parlamentar da própria categoria, o que já é um bom começo o papel das entidades sindicais é fundamental e em nada se substitui.
Ele exemplificou que foi depois de uma greve que durou meses, que os Policiais capixabas conseguiram ter representação no Conselho Superior de Polícia, tendo uma cadeira reservada do sindicato e outra reservada para a OAB, disse também que foi através de greve e muita luta que conseguiram ficar livres da custódia e escolta de presos, hoje no quesito salário o Investigador e Escrivão, tem o vencimento básico de R$3.800 reais e somado ao plantão extra remunerado (dois plantões de 12 horas por mês), chegam a receber aproximadamente R$5.000 reais iniciais.
Ele conclui que o grande gargalo da Polícia Civil de seu Estado, que tem aproximadamente 4 milhões de habitantes e 2800 Policiais Civis, ainda é o baixo efetivo, mas já estão em negociação com o Governador para a solução definitiva deste problema.
O Deputado desejando sorte aos companheiros de Minas se despediu e fez o compromisso de estar presente aqui no próximo dia 10, no ato público na ALMG e também se comprometeu em mobilizar os Policiais e lideranças dos municípios Mineiros que fazem limites com Espírito Santo, pois, desde seu tempo de Delegado de Polícia, tem ótimas relações com os Policiais de Minas e exerce grande influência em toda aquela região.
O Presidente Denílson Martins marcou a próxima reunião para segunda-feira às 9h e logo após ato na Praça Sete/BH de corpo a corpo com a comunidade informando as razões da greve e esclarecendo a pauta de reivindicação ao público em geral.