Direção do SINDPOL/MG participa de seminário sobre Segurança Pública promovido pela ALMG e reitera reivindicação por mais concursos públicos
Na tarde desta segunda-feira, a direção do SINDPOL/MG participou da agenda de debates promovida pela ALMG tendo como foco as ações das forças policiais na promoção da segurança pública, em especial na preparação para os eventos internacionais que se anuncia.
Representantes de nove estados da federação se fizeram presentes no evento e foram unânimes em destacar a prioridade de investimento na segurança pública e seus operadores, alguns, como o Deputado Gilson Lopes, do Espírito Santo, falou da situação enfrentada pela Polícia Civil de Minas e de como é premente a necessidade do aumento do efetivo da corporação no Estado.
Autoridades e operadores de segurança discorreram sobre vários pontos dentro desta temática. Representantes do SINDPOL/MG reforçaram a mensagem e reivindicação da necessidade urgente de se realizar novos concursos públicos para as carreiras administrativas da Polícia Civil, bem como para os cargos de atividade finalística: Investigadores, Escrivães, Médicos-legistas, Peritos e delegados. O Presidente do SINDPOL/MG, Denílson Martins, dirigido-se ao vice-presidente do Fórum interestadual de segurança pública, Dr. Gilson Lopes, Deputado Estadual do Espírito Santo esclareceu que a instituição já apresentou ao governo um projeto de planejamento estratégico 2010/2014 com ações específicas para reestruturação da corporação, que refletem na otimização da prestação de serviço à sociedade, principalmente em caráter extraordinários, como se destaca os eventos esportivos que irão acontecer em 2014 e 2016. O presidente ainda destacou que a Polícia Civil de Minas Gerais possui hoje praticamente o mesmo efetivo que possuía na década de 80, pouco mais de 9.000 homens e que, acordo com o estudo mencionado, o ideal para fazer frente à segurança pública seria de 18.500 servidores e policiais, ou seja, o problema não é de recursos financeiros, mas sim de priorização. O presidente terminou sua fala parabenizando a comissão e o parlamento pela importância deste evento.
Concurso Público Já!
A direção do SINDPOL/MG em sinal de protesto e intensificação da campanha pela realização de concurso público e ampliação do quadro de efetivos da Polícia Civil, afixou faixas e cartazes alertando e reivindicando das autoridades ali presentes.