Direção do SINDPOL realiza inspeção sindical e vistoria na Divisão de Proteção a Mulher em Belo Horizonte e constata sucateamento e colapso da capacidade daquele importante órgão.

Na tarde dessa segunda-feira dia 26/03 a direção do SINDPOL/MG realizou inspeção e vistoria sindical nas dependências da Divisão de Proteção a Mulher, do Idoso e Portador de Deficiência, localizada, na Av. Barbacena no Barro Preto em Belo Horizonte.

Logo na chegada os diretores do SINDPOL/MG depararam com vários cartórios superlotados de inquéritos, procedimentos apuratórios e processos acumulados em prateleiras, armários, mesas, cadeiras e até no chão; uma sobrecarga assustadora e descomunal, para um diminuto grupo de servidoras e servidores que se alternam em pequenas salas improvisadas, em cartórios com pouco mais de 9 metros quadrados ou até menos, para o atendimento ao público e analise dos autos de toda aquela gama de processos sob sua responsabilidade.

Os diligentes sindicais também constataram nessa inspeção que as acomodações daquela unidade não comportam mais o superlativo acumulo e demanda de serviço, como já atendeu outrora na década de 80 quando de sua inauguração. O que hoje se são varandas e sacadas de um prédio antigo que para atender a grande demanda foram improvisadas transformando-as em cartório e salas de investigação, e guarda de material e armamento apreendido. Nesse tocante a direção do sindicato entende que trata de descalabro onde armas brancas, produtos inflamáveis, e outros instrumentos utilizados em crimes são acumulados no chão em grande quantidade, com toda sorte de risco descaminho, perda ou até mesmo de proporcionar lesões nos usuários e funcionários que por ali passam.

Ao passar pelas salas e instalações onde funcionam os cartórios percebeu-se a presença de humildade, mofo, acaro, e demais agentes causadores de doenças em salas sem ventilação ou espaço adequado para funcionamento.

Dentre as reclamações dos funcionários destacasse o excesso de gambiarras eletrônicas para conexão dos terminais de informática, o que acaba comprometendo o funcionamento e segurança desse serviço. Também não há nesse prédio nitidamente, projeto de prevenção e brigada de incêndio, nem tampouco equipamentos necessários para o bom desempenho dos trabalhos, como coletes balísticos, viaturas, armamento adequado, e uma SALA ESPECIAL PARA RECONHECIMENTO DE SUSPEITOS.

Outro ponto de destaque nessa inspeção foi à carência de material humano, profissionais para desempenho das atividades meio e fim daquela importante unidade.

A falta de Investigadores, Escrivães, Administrativos e Delegados, tem comprometido em muito o prosseguimento das investigações e atendimento ao público. Hoje se constatou nessa inspeção que hoje tramitam cerca de 40 mil procedimentos, inquéritos, processos nessa unidade e que precisam ser equacionados tempestivamente.

A direção do  SINDPOL  nessa inspeção, entendeu que a transferência dessa unidade para um novo prédio adequado aos fins estratégicos que se destina não pode mais esperar, sob pena de um colapso administrativo, bem como o comprometimento das atividades policiais ali desenvolvidas, além do sério risco à saúde e integridade física dos trabalhadores e usuários que por ali passam. Terminada a inspeção e vistoria os dirigentes sindicais se comprometeram em buscar as providências necessárias junto às autorridas competentes.