Desafios para segurança pública no Mundo e no Brasil:

Desafios para segurança pública no Mundo e no Brasil:Pronta resposta e Atendimento Rápido e Eficiente.

Os atentados de 15/04 em Boston onde os irmãos Tamerlan Tsarnaev de 26 anos e Dshokhar Tsarnaev de 19 anos de origem chechena, explodiram duas bombas que mataram 3 pessoas e deixaram centenas de feridos na tradicional corrida anual da cidade. Não obstante a audácia e ousadia do ataque inesperado horas após o atentado as Autoridades Americanas e as Forças Policiais já tinham em seu poder fotos dos suspeitos. A partir daí o monitoramento e cruzamento de dados em tempo real trouxe à tona a identificação dos acusados. Bastou apenas três dias para caçada ter seu êxito. Para tanto foram mobilizados todas as agências e Forças Policiais somando mais de 3 mil operadores em campo executando um verdadeiro isolamento de todo o perímetro da cidade fazem um pente fino inclusive com toque de recolher, qualquer semelhança com um roteiro cinematográfico não é mera coincidência.

De tudo isso, fica uma pergunta a nós Brasileiros: Se esse atentado tivesse ocorrido no Brasil, o tempo de resposta seria o mesmo? Nossas agências e Forças Policiais estariam preparadas para tais eventos? Quais os recursos nossas policias Estaduais e Federais ou ainda as Forças Armadas teriam para enfrentar tais ações radicais? Certo é que o modelo de Segurança Pública e a estruturação de nossas Policias não tem um nível de padronização e metodologia e logística para o enfrentamento à criminalidade. Bem como ações domésticas internas ou ameaças externas ou atos de terrorismo como os ocorridos em Boston.

Temos graves problemas de sucateamento das Policias Judiciárias e Militares, distorções estruturais, falta de efetivo, baixos salários, falta de equipamento dentre outros desafios. O fato preocupante é que o Brasil está na rota de eventos internacionais onde seremos vitrine PA o mundo e palco para criminosos e/ ou fundamentalistas radicais e inescrupulosos darem seus recados, protestos e mensagens egoístas para o planeta. A visita do Papa Francisco, a Copa das Confederações e Copa do Mundo e ainda as Olimpíadas de 2016, são alguns exemplos desses eventos.

A pronta resposta dada em Boston resgatou a confiança da nação em suas autoridades, as pessoas romperam a barreira do silêncio e do medo e foram para as ruas manifestando confiança, segurança e alivio em ver que seus órgãos de repressão estão aptos para a defesa social, diminuindo assim a sensação de insegurança e impunidade. Que os episódios dessa semana em Boston EUA, nos ensine que segurança pública estratégica, intersetorial e universalizada, que exige de todos empenho, e investimento de forma prioritária. Sem isso, jamais poderemos dar a necessária e esperada “Pronta Resposta” nem tampouco prevenirmos tais ações hediondas e reprováveis ações. Ainda temos tempo para uma mudança de rumo e de cultura. Denílson Martins é investigador de Polícia e Presidente do SINDPOL/MG, Criminólogo e Conselheiro Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Leia Mais: http://www.otempo.com.br/