Delegacia Virtual completa um ano e comprova sucesso do sistema
A Delegacia Virtual completa um ano, nesta quinta-feira, dia 30 de abril. O sistema foi lançado pela Polícia Civil em 2014, com objetivo de proporcionar mais celeridade no atendimento das delegacias físicas de todo o Estado. Apta para registrar cinco tipos de ocorrência, sendo eles os acidentes de trânsito sem vítima, perda ou extravios de documentos, extravio de objetos pessoais, comunicação de pessoa desaparecida e crimes de danos simples, a modalidade virtual completa um ano com a marca de 141.581 ocorrências, superando o número de registrados feitos presencialmente pelos cidadãos nas delegacias e demais unidades de Polícia Civil, que foi de 138.507ocorrências no mesmo período.
Para a superintendente adjunta de Informações e Inteligência Policial, Yukari Miyata, uma das responsáveis pelo sistema, a data é importante porque permite fazer uma avaliação dos benefícios atingidos com a implantação da Delegacia Virtual em Minas. “Acho que esse balanço de um ano é extremamente positivo. Os registros equivalem a 12% do total de ocorrências, dentro das cinco modalidades contempladas, recebidos pelas polícias Civil e Militar. Desoneramos os registros das duas corporações e ultrapassamos os 140 mil registros”, destaca.
Como funciona
Com acesso por meio do endereço www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br, a Delegacia Virtual temlinks de atalho também nos sites do Detran (www.detran.mg.gov.br) e da Polícia Civil de Minas Gerais (www.policiacivil.mg.gov.br). O registro de ocorrências é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados, gradativamente, na tela. Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passa por uma triagem. Em até quinze minutos, é emitida uma mensagem, informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (REDS), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS), para imprimi-lo. O documento pode ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins.
Uma equipe de 16 policiais/ analistas trabalha em esquema de plantão, na sede da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos e também para tirar dúvidas dos usuários.
Reforço na segurança
Além dos benefícios que a Delegacia Virtual proporciona aos cidadãos, ela permite ainda que as polícias Civil e Militar economizem em insumos, energia e materiais utilizados para a confecção de registros presenciais. Combate também a subnotificação de ocorrências de crimes e ainda libera policiais militares para policiamento ostensivo, e civis para produção de inquéritos, investigação e atendimento de registros de maior urgência.
Aplicativo para celulares
Desde o dia 20 de janeiro de 2015 foi disponibilizada a versão da Delegacia Virtual para dispositivos móveis que utilizam a plataforma android e iOS. Desde então, usuários de smartphones, tablets, e iphones podem realizar solicitações de registros através do aplicativo da Delegacia Virtual, nos casos de acidentes de trânsito sem vítimas e de perda e extravio de documentos e objetos pessoais.
Tal recurso permite também que o usuário obtenha informações de localização por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e que possa acionar a câmera de seu aparelho para anexar imagens e filmes em uma ocorrência. Os outros serviços da Delegacia Virtual serão inseridos gradativamente no aplicativo.
Fonte: Polícia Civil